É melhor ter barba ou não?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Depende da pessoa, mas acho que prefiro com barba. Fica mais bonito e com uma imagem mais adulta” – Isabela Machado, 30 anos, psicóloga. Não à toa percebemos que boa parte dos grandes pensadores, cientistas, líderes e pesquisadores ostentam ou ostentaram barba ao longo de sua vida.

É verdade que alguns homens podem não ter pelos faciais, de todo? Sim, é possível, nem todos os homens têm pelos faciais. A razão mais comum a genética. Alguns homens que têm problemas de crescimento de pelos faciais, estão a recorrer ao implante de pelos no rosto.

Uma pesquisa revelou que o homem com barba pode parecer até oito anos mais velho.

Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita! Mas também bem cuidada, quase que unanimidade.

Os melhores tipos de barba para esse formato são: tradicional ou circular, que se caracteriza por pelos no queixo e bigode formando um círculo. “Geralmente, esses tipos precisam de menos produtos oleosos. Uma barba com um ou dois dedos de comprimento [medindo a partir da ponta do queixo] não precisa de óleo.

A barba lenhador fica muito bem no rosto oval e no redondo, porque alonga. No losango, amplia a mandíbula e disfarça o queixo. Pode não ser legal para o rosto quadrado, porque periga perder o ângulo da mandíbula. Os retangulares, evitem: alonga demais!

A idade é um dos possíveis motivos pelos quais você ainda não tem tantos pelos no rosto. Em alguns homens, os fios podem surgir na adolescência. Em outros caras, pode ser que os pelos só comecem a crescer aos 20 e poucos anos e tem homens que só conseguem próximo dos 30 anos.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

Em geral, o pelos da barba costumam aparecer por volta dos 15 anos de idade, e o seu ápice ocorre entre os 30 e 40 anos. É isto mesmo! A barba leva um bom tempo para se desenvolver completamente, e, em alguns casos, esta “melhora” poderá ocorrer até os 40 anos de idade.

Não existe uma idade certa para começar a retirar os pelos. A definição fica a cargo do grau de incômodo que eles causam. Geralmente, quando estão mais grossos e aparentes é que os adolescentes decidem que chegou a hora.

A predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, bem como no corpo todo. Se você quer ter uma noção se sua barba vai crescer ou não, basta dar uma olhada no seu pai, avô ou mesmos tios, já que essas características são compartilhadas em família.

Segundo algumas enquetes, homens que usam barbas bem cuidadas têm mais chances de conseguir se destacar no trabalho e estão entre os preferidos por algumas mulheres na hora da paquera. Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância.

A barba deve ser feita no sentido de crescimento dos pelos
"A recomendação é barbear no sentido do nascimento dos pelos para prevenir cortes, irritações e pelos encravados", afirma o profissional.

Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé. Mas, no Egito, país que há muitos anos preza o secularismo, muitos clérigos islâmicos não usam barba.

A pogonofilia é a atração ou desejo sexual por indivíduos que possuem barba.