É melhor ter 1 ou 2 filhos?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Sendo assim, a decisão de se ter mais um filho depende exclusivamente da análise de sua vida atual e das expectativas que vocês como casal possuem para o futuro. Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais.

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

Quais pontos devo considerar antes de tomar a decisão? O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.

Em alguns casos, a criança pode começar até mesmo a ter problemas de sono ou ficar mais introvertida. Porém, ela também passa a demonstrar mais carinho e fica interessada no bebê. Ou seja, as questões socioemocionais são as principais mudanças e que exigem maior atenção.

6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade. Os irmãos perdem um pouco o companheirismo devido à idade, pois nem todos os interesses são iguais. Mais de 8 anos – O filho temporão tem características comuns ao filho único.

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

Primeiro filho, mais demora
É comum, segundo Gondek, que as primeiras gestações levem mais tempo para dar início ao parto. “Se a mulher teve outros filhos, geralmente o parto desencadeia antes das 39 semanas. Quando é o primeiro tem uma tendência a demorar um pouco mais, chegando às 40 semanas.”

A segunda gravidez pode ser diferente da primeira
Acontece! Assim como cada criança é única, cada gestação é muito particular também. Por um lado, a experiência poderá fazer com que você não se sinta tão ansiosa, por exemplo. Do outro, agora é preciso dividir o tempo e a atenção com o seu primeiro filho!

Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.

A taxa de fecundidade total (TFT) do mundo em 2022 – de 2,31 filhos por mulher – ainda está acima do nível de reposição (que é de 2,1 filhos por mulher) e só deve atingir o patamar de 2 filhos em 2065, segundo a projeção média da Divisão de População da ONU, mostrada no gráfico abaixo.

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Estudo do Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo mostra que o número médio de filhos, entre 2000 e 2020, passou de 2.08 filhos por mulher para 1,56, significando redução de 25%.

Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

"Os filhos mais jovens têm maior probabilidade de ser criados por pais que, com o tempo e a experiência, são mais confiantes e experientes na criação de filhos."

Nascemos com todos os óvulos que teremos ao longo da vida e eles começam a ser liberados mês a mês a partir da primeira menstruação. Como você pode imaginar, com o passar do tempo, a reserva de óvulos diminui — e quanto menor ela for, maior o risco de ter dificuldades para engravidar do segundo filho.

Grafia no Brasil: segundogênito. Grafia no Brasil: segundogênito.