É melhor ser diferente ou fazer a diferença?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Você já ouviu dizer que para crescer na vida ou na carreira é preciso fazer a diferença? Mas como fazer a diferença, sendo igual, tendo as mesmas atitudes, ou melhor, não tendo atitude nenhuma.

Ser diferente permite que você aprecie mais a diversidade e se adapte a ela. Isso o torna mais flexível e aberto. A defesa das próprias ideias, mesmo que diferentes das demais, permite que você cresça e se desenvolva sendo fiel aos seus princípios e com uma autoestima e autoconfiança muito fortes.

Nesse sentido, respeitar as diferenças significa não ceder a uma vontade natural de exercer um julgamento precipitado. Significa dar tempo e ter curiosidade pelas outras pessoas, entendendo como elas são, sua forma de pensar e viver, assim como sua história e suas escolhas.

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  1. Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  2. Aprenda a ouvir. ...
  3. Resolva seus problemas com diálogo. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Trate as pessoas como quer ser tratado.

Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”. Importante: Para evitar a repetição de “quês” na redação, analise o que pode ser trocado por “de” ou pelo (a) qual, a (o) qual.

Regra geral. Bom, de maneira geral, a diferença entre ser e estar é a seguinte: O verbo ser é utilizado para características permanentes de uma pessoa ou de um objeto, enquanto o verbo estar é utilizado para características temporárias. Por exemplo: Eu sou brasileiro.

Hoje vamos aprender uma expressão que é muito útil quando queremos dizer que uma coisa é feita sem um motivo real, feita só por fazer.

Para fazer a diferença é necessário ser diferente, pensar diferente e agir diferente. Não há como se conseguir um novo resultado, usando a mesma receita ou agindo da mesma forma em seu trabalho . Neste mundo tão competitivo, sairão vencedores aqueles que fizerem a diferença em seu trabalho.

Os elementos do nosso corpo que nos identificam. Muitos acreditam que o que o fator que nos torna únicos é nosso DNA. De fato, a sequência do genoma é específica para cada pessoa, mas há diversos outros fatores que se sobrepõem ao DNA e que também nos diferenciam na multidão.

Ser diferente e se aceitar diferente é, na maioria das vezes, uma oportunidade porque nos permite aprender muito mais sobre nós mesmos, e isso é algo que nem todo mundo é capaz. Por isso, vale a pena aprender a nos aceitar e escolher ser felizes com quem somos, todos os dias de nossa vida.

Ele proibiu a discórdia entre quaisquer pessoas. Mesmo aqueles que cumprem os mandamentos não devem levar a cólera ao coração dos homens. O “pai da discórdia” é o diabo; o Salvador é o Príncipe da Paz. De maneira semelhante, a Bíblia ensina que “os sábios desviam a ira” (Provérbios 29:8).

Além de ser fonte de constante aprendizado e evolução, é a partir das diferenças que histórias são construídas. Cada qual com sua beleza pois, justamente, possuem peculiaridades que as tornam únicas. Afinal, somos todos diferentes.

DINÂMICA: “Quem Eu sou faz a diferença”. OBJETIVO: Autoconhecimento, melhora da auto – estima, promover entrosamento e laços afetivos do grupo. PARTICIPANTES: de 10 até 25 pessoas no máximo. … MENSAGENS - POWER POINT.

A dificuldade em lidar com as diferenças é uma tendência humana. Isto por que o diferente nos desacomoda exigindo um exercício intelectual e emocional distinto do que estamos habituados. Aquilo que não compreendemos nos parece no primeiro momento como incorreto, uma vez que não é reconhecido por nós.

Respeitar as diferenças não é ter que concordar ou mudar a sua opinião ou comportamento. É entender que todos nós nascemos livres e iguais em dignidade e direitos. É promover o diálogo para possibilitar uma coexistência pacífica.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

A dificuldade que temos, no geral, é de entender que tolerar as diferenças não nos obriga a gostar delas, mas apenas que não temos o direito de tentar muda do outro. Assim como vivemos buscando ser quem somos com nossos sonhos e desejos, gostos e dificuldades, as outra pessoas buscam o mesmo.

No Brasil, tornou-se difícil conviver com as diferenças por vários motivos, mas, principalmente, porque vivemos em uma sociedade capitalista, uma sociedade estruturada para reproduzir a opressão, a discriminação, a violência social e negar a beleza e a importância do outro na nossa vida.

Por que é tão difícil aceitar e compreender o diferente? porque sermos todos iguais é mais interessante para o progresso da humanidade. porque muitas vezes adotamos uma atitude etnocêntrica e não valorizamos a alteridade.