É melhor luz acesa ou apagada?

Perguntado por: noliveira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Conforme os médicos, luzes apagadas ajudam a relaxar melhor. Mas não há nada de mal em deixar um abajur ou uma porta entreaberta para que a criança se sinta mais segura e durma melhor. Uma dica são as luzes azuis, cuja tonalidade é calmante.

Pesquisas anteriores mostraram uma associação entre luz artificial à noite e ganho de peso e obesidade, interrupções na função metabólica, secreção de insulina e desenvolvimento de diabetes e fatores de risco cardiovascular.

Descobriu-se que os indivíduos que dormiam com algum tipo de luz acesa mostravam uma maior incidência de obesidade, pressão alta e diabetes, em relação aos que dormiam completamente no escuro.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

- Deve-se evitar assistir televisão por muito tempo com as luzes apagadas. O ideal é assistir a televisão com a luz acesa. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente.

Desse modo, é possível diminuir a quantidade de energia utilizada diariamente e reduzir os impactos ambientais.

Com a ajuda de folhetos publicitários e adesivos simples, os ladrões etiquetam casas e apartamentos que são fáceis de roubar. Claro, às vezes um panfleto é apenas um panfleto, mas em todo caso é melhor se livrar deles imediatamente.

Dormir exposto à luz poderá atrasar ou reduzir a produção de melatonina, o que, por sua vez, pode interromper seu ciclo de sono.

Quando escurece, essa substância é produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo ajuda o corpo a se preparar para dormir. Neurologistas dizem que pode reduzir a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e a temperatura corporal.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

Como a TV pode prejudicar a qualidade do sono? Um estudo feito nos Estados Unidos pela Johns Hopkins Medicine, revelou que dormir assistindo TV (ou até mesmo assistindo séries em computadores ou tablets) pode trazer prejuízos à qualidade do seu sono.

A luz noturna tem muitas vantagens, hein? Ela ajuda as crianças e pessoas que têm dificuldade de dormir no escuro a pegarem no sono com mais facilidade. Ela é ótima pra guiar os idosos ao caminharem pela casa durante à noite. Ah, e você pode manter a sua rotina de leitura noturna sem atrapalhar o sono de ninguém.

O VERMELHO também não é indicado, pois agita o sono e induz a insônia. Já o MARROM é a cor da estabilidade, do conservadorismo, da segurança, portanto indicada para a concentração no trabalho, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de se desprender de preocupações.

Se você acha que passar a noite em claro uma única vez não é perigoso, vale a pena repensar. Pesquisadores da Universidade de Uppsala e do Instituto Karolinska descobriram que os genes controladores do relógio biológico são alterados depois de perder uma simples noite de sono.

Passar apenas uma noite em claro não é um grande problema. No entanto, se a privação de sono se tornar contínua, os sistemas que regulam as funções do corpo se descompensam e diferentes problemas de saúde passam a surgir.

Isso significa que mexer no celular ou PC com as luzes apagadas e em ambientes escuros pode agravar a sensação de cansaço visual, pois imerge os olhos a um nível intenso e concentrado de luz. O ideal é mexer nos aparelhos de dia, e ligar as luzes dos cômodos quando a noite chegar.

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.