É melhor ler rápido ou devagar?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Não adianta ler 100 páginas por hora se o conteúdo não for compreendido. Por isso, vou dar a resposta completa agora: ler rápido é bom se você for treinado para isso. A capacidade de absorver conteúdos mais rápido vem com o tempo, com treino. Então para ler rápido, você precisa começar a ler devagar.

Melhores dicas para interpretar qualquer texto

  1. Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo. ...
  2. Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas. Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. ...
  3. Leia todos os dias. Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. ...
  4. Leia aquilo que goste.

Segundo seus adeptos, uma pessoa com ritmo normal consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto, compreendendo aproximadamente 60% daquilo que foi lido. Um leitor rápido, por sua vez, lê de 400 a 700 palavras por minuto.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

Ferriss recomenda o uso de um livro físico com mais de 200 páginas, que possa ser completamente aberto, para treinar esse tipo de leitura dinâmica. Você também vai precisar de uma caneta e um cronômetro, que vai marcar os 20 minutos de exercício para cada sessão.

Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas. Promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Por outro lado, autores defendem que apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano. Para isso, torna-se necessário observar apenas duas regras: Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido.

Ler diariamente também contribui para desenvolver a escrita e melhorar o raciocínio, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de concentração. Procure otimizar o seu tempo e aproveitá-lo para colocar a leitura em dia.

James Saigg Bauer

Considerado o leitor mais rápido do mundo pelo livro dos recordes, James Saigg Bauer, 42 anos, é brasileiro, natural de São Paulo e reside em Brasília. Atualmente, por motivos pessoais, ele está passando uma temporada nos Estados Unidos.

Além disso, praticam em voz alta, saberão como se expressam as sensações e os sentimentos. Favorece a concentração e a atenção, assim como a percepção auditiva. Os nossos filhos aprendem também a escutar os demais. Melhora a capacidade de expressão dos nossos filhos incorporando o novo vocabulário.

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

A leitura não exige necessariamente uma ação do indivíduo. No entanto, ela é mais eficaz quando o sujeito se posiciona sobre aquilo que está lendo. Conforme visto, ler faz parte de estudar, mas estudar não se restringe a apenas ler. Assim, você tem mais chances de conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.

Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

A medida utilizada para calcular a velocidade da leitura é a quantidade de palavras lidas por minuto (PPM). Normalmente, uma pessoa comum com hábito de leitura lê cerca de 250 palavras por minuto.

Elizeu Coutinho de Macedo, psicólogo com doutorado em neuropsicologia com ênfase em leitura e escrita, considera impossível ler mil palavras em um minuto com boa compreensão. Em média, um leitor proficiente processa 300 palavras por minuto.

8 minutos diários de treinamento
Oito minutos já trazem resultados ligados à compreensão, concentração e velocidade de leitura. Mas, o treino precisa ser diário. É possível até treinar mais tempo, por 30 minutos ao dia, dividindo-os em ciclos de 10 minutos, diz.

De forma simplificada, uma pessoa média consegue ler cerca de 40 páginas em 1 hora, e é possível ler 100 páginas em aproximadamente 2 horas e 45 minutos.