É melhor lavar o rosto de manhã ou de noite?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Amilton recomenda que, quem tem problema com excesso de oleosidade e espinhas, lave o rosto ao menos duas vezes ao dia, sendo uma de manhã e outra à noite, para eliminar resquícios de poluição, maquiagem e sujeira.

“Isso remove restos de produtos, excesso de óleo e outras impurezas que se acumulam durante a noite”, explica a especialista. Além disso, ela lembra que, com a pele limpa, os produtos diurnos penetram mais profundamente e agem de forma mais eficaz.

1. Lavar o rosto só com água. Tem quem ache que basta jogar uma água no rosto ao acordar para ter completado a primeira etapa da rotina de skincare. Mas a água por si só não tem a capacidade de remover óleo, poluição, sebo e sujeiras que se acumulam sobre a pele.

Não tente utilizar sabonetes de banho para esse cuidado. Esfregue delicadamente o produto sobre o rosto, utilizando movimentos circulares, com a mão ou um acessório de limpeza facial. Em seguida, enxágue com água em abundância. Evite lavar o rosto com água quente, pois isso pode ressecá-lo.

Isso porque o hábito pode favorecer a perda de toda oleosidade e hidratação natural da pele, que entende que precisa produzir mais óleo para compensar, resultando no excesso de brilho. Por isso, o ideal é fazer a limpeza do rosto apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

  1. 1 - Tire a maquiagem com demaquilante ou água micelar. ...
  2. 2 - Lave o rosto com sabonete específico para o tipo de pele. ...
  3. 3 - Aplique um tônico para restabelecer o pH da pele. ...
  4. 4 - Aposte em compressas geladas ou máscaras faciais para acalmar a cútis. ...
  5. 5 - Não esqueça do creme de hidratação e anti-idade.

Hidratante. Depois de lavar bem o rosto e passar um antioxidante, é hora de cuidar da hidratação! Para esse momento da manhã, prefira produtos com textura mais leve e refrescante, que não tragam uma sensação de peso para a pele ou formem uma camada grossa.

Na hora de dormir, é fundamental manter o cuidado com a pele do seu rosto. Isso porque, essa região é uma das partes mais delicadas e sensíveis do seu corpo. Por isso, é necessário ter uma rotina noturna de limpeza. Isso porque, na hora do sono, as células trabalham em dobro na renovação do tecido.

Primeiramente, é importante que você saiba que a rotina de skincare deve ser feita em ambos os períodos, tanto pela manhã, quanto pela noite, o que vai mudar é o tipo do produto, que pode trazer mais benefícios se aplicado em um período específico.

Eles podem fazer com que sua pele perca umidade, fique mais seca e, o mais importante, afetem negativamente o equilíbrio da barreira cutânea.

Higienizar o rosto com sabonete em barra comum – o mesmo utilizado no corpo durante o banho – não é recomendado por dermatologistas por conta da composição desse produto. "O sabonete corporal foi feito para a pele do corpo, que pode ficar exposta à sujeiras mais pesadas ao longo do dia, por isso, ele é mais agressivo.

Usar gelo na pele é muito mais do que uma simples modinha. Essa técnica ajuda mesmo a refrescar a pele, amenizar os poros dilatados, desinchar o rosto, amenizar a aparência cansada das olheiras e até diminuir a inflamação de uma espinha.

Se a pele for extremamente seca, pode utilizar a água micelar no lugar do sabonete”, explica. Além disso, em dias quentes ou que o rosto está muito sujo, a água micelar pode substituir o sabonete e ser utilizada na pele durante o dia com objetivo de limpar o rosto de uma forma prática.

Água micelar
A água micelar também é uma ótima opção de produto para a limpeza da pele. Ela pode ser usada em todos os tipos de pele para limpar as impurezas acumuladas e remover o excesso de óleo no rosto.

Após uma lavagem com água, se você estiver tranquila, vale deixar o rosto secar naturalmente. A pele absorverá a água e ficará hidratada na medida, sem repuxar ou ressecar.

Ao fazer a rotina de skincare de dia e de noite após o banho, há maior praticidade, pois um único uso dos produtos é suficiente para obter resultados positivos. Nesse caso, o mais indicado é lavar o rosto em água morna ou fria durante ou após o banho.

Portanto, problemas de pele como a oleosidade também podem estar ligados à dieta. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.