É melhor lavar o rosto com água quente ou água fria?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. A água quente tira os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride.

A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

"O contato com a água gelada melhora a circulação sanguínea fazendo uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), aliviando a inflamação e vermelhidão da pele, além de melhorar a oleosidade e promover a diminuição de inchaços e também dos poros", explica a dermatologista Roberta Almada.

Pela manhã, utilize apenas seu sabonete facial diário — é muito importante ter um produto específico para lavar o rosto! Não tente utilizar sabonetes de banho para esse cuidado. Esfregue delicadamente o produto sobre o rosto, utilizando movimentos circulares, com a mão ou um acessório de limpeza facial.

Para lavar o rosto, prefira usar um sabonete neutro ou sabonetes naturais, sempre adequados ao seu tipo de pele. Lave bem o rosto com água morna. Nesta etapa, você já pode utilizar recursos caseiros para a limpeza, como a limpeza com pepino. Corte rodelas de pepino de cerca de 1cm e passe sobre o rosto com cuidado.

O sabonete facial é o principal produto de limpeza para a pele.

Passo 2 – usar água morna ou vapor de água ajuda a abrir os poros.

Lavar o rosto só de manhã / ou só a noite
É simples assim. Com um limpador suave, sem agentes agressivos, seguir a indicação de higiene duas vezes ao dia se tornou mais fácil. Quem busca uma alternativa, por sua vez, pode limpar o rosto pela manhã com água micelar.

De acordo com Dra. Luciana, os maiores benefícios da água fria para a pele é que ela ativa a circulação sanguínea e colabora para a absorção dos ativos presentes nos produtos de skincare. “Ela também protege a pele contra a entrada de bactérias, fungos e impurezas, que é o maior órgão do corpo”, diz a dermatologista.

Sem ressecar e sem remover a camada de proteção natural da pele, os banhos frios são excelentes para manter a pele saudável, além de ajudar a fechar os poros, controlando a oleosidade.

“A água quente retira parte da barreira protetora da pele, causando ressecamento. Além disso, com o passar do tempo tomando banho quente todos os dias, a pele fica com aspecto craquelado. Isso causa coceira e também provoca o surgimento de placas vermelhas”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia.

A técnica pode ser usada várias vezes ao dia, especialmente de manhã, para disfarçar as manchas escuras abaixo dos olhos. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose de gelo, pois mudanças bruscas de temperatura também podem causar queimaduras e paralisia facial.

Isso porque o hábito pode favorecer a perda de toda oleosidade e hidratação natural da pele, que entende que precisa produzir mais óleo para compensar, resultando no excesso de brilho. Por isso, o ideal é fazer a limpeza do rosto apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Água gelada é um elemento ótimo para todo e qualquer hábito de limpeza facial. Ela ajuda a fechar os poros e mantê-los menos dilatados. Ajuda a hidratar regiões de emergência (bolsas dos olhos e outras) e diminui a oleosidade do rosto. Antes de dormir, lave seu rosto com água gelada.

O Sabonete Dove Original não vai deixar a sua pele seca e áspera como os sabonetes comuns fazem, e você pode usá-lo diariamente no rosto, mãos e no corpo. O Sabonete Dove Original é dermatologicamente recomendado.

Você pode usar o demaquilante natural bifásico que já ensinei como fazer aqui. Ou um óleo vegetal purinho, como óleo de amêndoas ou óleo de abacate.

A médica diz que o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com sabonetes específicos. Sobre escovinhas de limpeza – uma tendência dos últimos anos no setor – é preciso se atentar a real necessidade em usá-las. “Não é para todo tipo de pele”, diz.

Aposte em ácidos. Os ácidos são o grande segredo para clarear a pele do rosto com os cuidados da rotina de skincare. Alguns dos produtos que mais contribuem para minimizar as hiperpigmentações são: ácido tranexâmico, retinol e ácido mandélico.

  1. 1 - Tire a maquiagem com demaquilante ou água micelar. ...
  2. 2 - Lave o rosto com sabonete específico para o tipo de pele. ...
  3. 3 - Aplique um tônico para restabelecer o pH da pele. ...
  4. 4 - Aposte em compressas geladas ou máscaras faciais para acalmar a cútis. ...
  5. 5 - Não esqueça do creme de hidratação e anti-idade.

Máscaras caseiras e naturais podem ser eficazes para amenizar as manchas no rosto, com um efeito de peeling superficial que proporcionam esfoliação. Além disso, alguns dermocosméticos disponíveis em farmácia também possuem ação clareadora, podendo ser indicados pelo farmacêutico ou pelo dermatologista.

Lavar o rosto duas vezes ao dia
Entre os benefícios, a limpeza da pele ajuda a remover resíduos, restos de produto, maquiagem e o excesso de oleosidade. Sendo assim, mesmo estando em casa, lave o rosto duas vezes ao dia um sabonete líquido que limpa profundamente e elimina a oleosidade sem agredir a pele.