É melhor forno a gás ou elétrico?

Perguntado por: evargas2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Por exemplo, se você não usa muito, o modelo elétrico pode ser mais vantajoso por conta da praticidade na limpeza e por ter uma temperatura mais precisa. Mas se você gosta de assar muitas coisas no forno, o tipo a gás pode ser melhor por ser mais econômico.

A especificação para 220v é justamente com relação a consumo e potencia de trabalho. Quando se utiliza um produto (carga) com potencia muito alta, o mesmo necessita de uma alimentação de entrada compatível com a força de trabalho proposta pelo produto em si.

O melhor tipo de forno para pizzaria é a gás? O forno a gás pode ser o melhor tipo de forno para pizzaria se o seu negócio ainda estiver no início e sua demanda não for muito alta.

Desvantagem: - Com tanta vantagem, a única desvantagem do forno elétrico é gastar mais energia que o forno a gás e em caso de falta de luz, você não consegue usar ele. Vantagens: - O forno a gás é muito econômico, ele só usa energia elétrica pro acendimento automático e luz interna do forno.

Geralmente apostar no equipamento a gás traz maior custo-benefício, principalmente para escolher um bom forno industrial. O melhor é pensar no uso prático e, se possível, testar as duas opções para garantir a melhor escolha!

Para facilitar nossos cálculos vamos separar esses dados em médias, tendo os fornos de fogões de 4 bocas com uma média de consumo de 99 gramas de gás por hora e os fogões de 5 bocas 142 gramas por hora.

Para saber o gasto de 1 hora basta multiplicar o consumo pelo custo do kWh, que neste exemplo seria 0,83 x 0,90 o que daria o consumo por hora de aproximadamente R$ 0,75. Ou seja, a cada hora que este forno fica ligado para o preparo de comida, ele gastará em média o valor de 75 centavos.

Os cálculos mostram ainda que o gás de botijão é mais econômico que o encanado. Os especialistas ponderam, no entanto, que o uso adequado dos equipamentos e os hábitos de preparo de cada família podem fazer diferença na conta.

O uso do forno a gás torna-se mais econômico quando há a necessidade de mantê-lo ligado por muitas horas seguidas. Assim, ele mantém sempre a temperatura constante. Logo, para assar pães, bolos, pizzas e outros alimentos em estabelecimentos que tem uma produção grande e durante todo o dia, o fogão a gás é o ideal.

Enquanto o forno elétrico é movido por eletricidade, os modelos a gás são abastecidos pelo botijão ou gás encanado.

Além de usar pouquíssima energia, o forno a gás é maior do que um forno elétrico, o que permite assar peças um pouco maiores como um peru, por exemplo. Ele esquenta mais rápido do que um forno elétrico e é indicado para receitas que exijam um tempo maior de cozimento, pois realça o sabor e mantém a textura natural.

Pizzarias que utilizam forno a gás conseguem estimar com maior precisão o tempo de preparo das pizzas, por conta de seu rápido aquecimento. Além disso, o processo de cocção torna-se mais uniforme, garantindo qualidade e sabor para o cliente.

Isso vai depender do tipo de alimento, das condições das panelas, da frequência de limpeza, entre outros fatores. Desse modo, não podemos afirmar que forno gasta mais gás do que fogão. Entretanto, se você fizer um bolo no forno e fritar um ovo no fogão, é claro que o consumo do combustível será maior no forno.

Os fornos com pedra refratária são perfeitos para assar massas, como é o caso das pizzas.

- Um forno elétrico é capaz de fazer todas as receitas que já são feitas tradicionalmente no forno convencional, mas em menor quantidade. Ele ainda é funcional para pedaços menores de carnes e peixes, além de bolos, tortas, lasanhas, massas em geral, doces quentes, salgadinhos, batatas e outras comidas.

É importante colocá-lo em um local que suporte seu peso e a temperatura que ele chega. O contato direto (ou seja, sem suportes) com uma mesa de madeira, por exemplo, não é indicado – o material é inflamável e fica danificado com o calor.

O estudo mostrou que tecnicamente é possível fazer a conversão de um forno elétrico resistivo para gás natural sem diminuir sua capacidade de produção.

FORNO ELÉTRICO

  • Vantagens. – Controle exato da temperatura. – Permite assar mais de um prato ao mesmo tempo. ...
  • Desvantagens. – Gasta menos energia. ...
  • Vantagens. – Gasta menos energia. ...
  • Desvantagens. – Necessita de conexão com gás, seja encanado ou botijão individual.

Quando o assunto é economia, o fogão à gás tende a ser a melhor opção. Mas não se engane: a margem entre os modelos não é tão grande - o que significa que ambos oferecem um consumo consciente. Isso porque tanto o gás quanto a energia elétrica exigem um investimento considerável.