É melhor ficar em pé ou sentado?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

“Entre trabalhar sentado, com a coluna apoiada e reta, e de pé com a coluna curvada, é melhor trabalhar sentado.” O aumento do risco de trombose, segundo o especialista em ergonomia, está entre os problemas que podem surgir a partir dos períodos prolongados na cadeira.

De maneira genérica, recomenda-se passar 30 minutos em pé para cada hora de trabalho sentado. Adotando essa estratégia, é possível evitar a fadiga muscular e melhorar a circulação sanguínea.

Permanecer horas em pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

Especialistas convocados pelo Departamento de Saúde Pública da Inglaterra concluíram que o ideal é que trabalhadores de escritório fiquem em pé pelo menos duas horas durante o expediente. As novas diretrizes foram publicadas no começo do mês pelo "British Journal of Sports Medicine" .

3) É importante emocionalmente, promovendo bem-estar e motivação. 4) Melhora a percepção corporal. 5) Previne osteoporose, úlceras por pressão e contraturas musculares. 6) Auxilia na melhora dos aspectos respiratórios, cardiovascular e digestório.

Ficar em pé durante muito tempo pode causar alguns malefícios à saúde, afinal, para a sua própria manutenção o corpo precisa de movimentos para continuar com todas as suas funções em bom estado. A imobilidade pode causar alguns problemas de circulação e bombeamento sanguíneo.

5 recomendações para quem costuma trabalhar em pé o dia todo

  1. Use sapatos anatômicos. ...
  2. Evite calçados com solados duros. ...
  3. Faça um escalda-pés. ...
  4. Faça massagens nos pés. ...
  5. Coloque os pés para cima. ...
  6. Erros que podem piorar a saúde quem trabalha em pé

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

O parágrafo único do art. 199 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que: “Quando o trabalho deva ser executado de pé, os empregados terão à sua disposição assentos para serem utilizados nas pausas que o serviço permitir”.

Quem trabalha muito tempo em pé deve buscar manter-se em movimento, assim proporciona circulação do sangue e evita aparecimento de varizes ou inchaço. Deve procurar também usar sapatos confortáveis, que não apertem os pés, ou salto muito alto, o que provoca maior cansaço às pernas.

Há um esforço ainda maior para esse retorno quando estamos de pé ou sentados com as pernas para baixo. Por isso, deitar com as pernas elevadas melhora a circulação do sangue. - Ficar na posição de trendelemburg facilita e melhora a circulação, pois poupa o nosso organismo de se esforçar contra a gravidade.

Geralmente, os joelhos se unem quando nós deitamos na cama para dormir. No entanto, isso gera tensão muscular na região lombar e nos quadris. Assim, colocar um travesseiro entre as pernas ajuda a reduzir a tensão nessa região, proporcionando uma noite de sono melhor.

Concluiu-se, que a dor nas costas esta relacionado com a má postura, fraqueza muscular, falta de exercícios físicos e que se manter em por períodos prolongados, exerce uma pressão no eixo da coluna vertebral, deixando o núcleo no final de um dia de trabalho menos espesso e hidratado, mais sucessível a lesões.

Cientistas americanos constaram que duração de períodos de repouso também influencia negativamente a saúde - eles recomendam ficar sentado por no máximo 30 minutos. Cientistas americanos alertam que passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de morte mesmo para pessoas que não são sedentárias.

Musculação e corrida ajudam a fortalecer a musculatura e o coração, deixando o corpo preparado para aguentar as longas horas de trabalho em pé; Tenha uma alimentação equilibrada, com alimentos in natura, fibras e a ingestão de muita água (Não fique sem comer); Vista roupas leves e sapatos confortáveis para trabalhar.

E a resposta não é tão simples. A primeira coisa que devemos saber é que, independentemente da profissão, são devidos aos funcionários intervalo de 15 minutos, caso a jornada de trabalho seja superior a 4 horas e não superior a 6 horas; e de, no mínimo, 1 hora, se a jornada de trabalho for superior a 6 horas.