É melhor fazer o check-in pela internet ou no aeroporto?

Perguntado por: ggomes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O check- online é fortemente recomendado, pois com ele você economizará um tempo que seria gasto com filas e atendimento. Para realiza-lo basta ter, em geral, o número do seu localizador – código que a companhia passa assim que é comprada a passagem -, do CPF ou do RG.

Fazer check-in pela internet permite que no dia da viagem você vá diretamente para o portão de embarque, na eventualidade de não possuir bagagem a ser despachada. Caso tenha mala para despachar, é só ir até o balcão da companhia e deixá-la lá.

Mas como fazer check-in no aeroporto? Nesse caso, é necessário pegar o cartão de embarque no balcão da companhia. Para isso, você vai precisar apresentar um documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro. Além do código de reserva do voo ou o número do bilhete.

A maioria das companhias aéreas pede que o passageiro chegue ao aeroporto 2 horas antes do horário marcado para o voo doméstico e 3 horas se a viagem for internacional.

1 hora

Por sua vez, as malas de mão serão identificadas e mantidas com você. Por esse motivo, o ideal é fazer o check-in 1 hora antes do voo doméstico ou com 2 horas de antecedência nos internacionais.

Caso o passageiro não tenha feito o check-in, o bilhete continuará válido e o investimento na passagem não será perdido. Ele poderá ser usado em até um ano a partir da data da sua emissão. Para utilizá-lo, o passageiro deverá pagar uma taxa para remarcação de data e horário.

O check in online pode ser feito entre 72h antes do vôo a 90 minutos restantes para embarcar. Caso tenha bagagem para despachar, é só ir diretamente ao balcão e apresentar o seu cartão de confirmação.

Agora o procedimento será encerrado com até 1 hora de antecedência do voo e, por isso, você precisa chegar ao aeroporto mais cedo. Atendimento online: disponível entre 48 horas e 1 hora antes do voo. Check-in presencial: disponível entre 3 horas e 1 hora antes do voo.

Se você quer saber como fazer check-in presencial, basta comparecer ao balcão da companhia aérea escolhida, munido de documentos de identificação, código de reserva do voo ou número do bilhete. O funcionário da companhia vai emitir o cartão de embarque e entregá-lo impresso.

Então, de acordo com ele, o horário de entrada (check-in) deve começar entre 15h e 16 horas. Já o horário de saída (check-out) deve acontecer entre 11h e 12 horas. No entanto, essas regras implicam também no fator localidade e estabelecimento, ou seja, podem variar.

Não é preciso fazer novo check in
Quando isso ocorre, basta desembarcar do avião e seguir em direção ao novo embarque. É usual receber a informação sobre o voos de conexão quando o desembarque está próximo, ainda dentro do avião.

O check-in no hotéis só podem ser realizados às 15:00.

Primeiro entre em contato diretamente com o hotel, por telefone, informe a situação e pergunte-lhes se abririam uma exceção para permitir o check-in logo na chegada.

O check-in online ou no aplicativo pode ser feito de 24 horas a até 45 minutos antes da partida (90 minutos no caso de voos internacionais). Para fazer o check-in no aeroporto e despachar bagagens, é necessário chegar com algum tempo de antecedência da partida: Dentro dos EUA – 45 minutos.

Embora as companhias aéreas tradicionais que operam no Brasil permitam que os passageiros levem suas bagagens de mão sem custo, despachar malas em voos nacionais tem um preço (além do custo da passagem). Por isso, se você precisar levar as bagagens no porão das aeronaves, terá que pagar pelo serviço.

A medida define que o despacho de uma mala de até 23 quilos em voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais deve ser gratuito sempre. O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (17) a Medida Provisória que flexibiliza regras do transporte aéreo (MP 1089/2021).

Lembre-se que o atendimento do check-in e despacho de bagagem no aeroporto é finalizado 1 (uma) hora antes do seu voo. Importante: mesmo que precise despachar bagagem, você pode fazer o check-in antecipadamente para agilizar sua viagem.