É melhor estudar lendo ou escrevendo?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Logo, embora possa parecer mais trabalhoso ou até mesmo perda de tempo, estudar fazendo anotações à mão no papel é um dos melhores hábitos, comprovado por estudos, para memorizar, compreender e melhorar a linguagem.

Estudo das universidades de Princeton e da Califórnia mostra que escrever à mão garante maior e melhor memorização e compreensão da informação do que teclar no computador. Os estudantes foram avaliados nos quesitos memória, entendimento, capacidade de síntese e de generalização.

A leitura não exige necessariamente uma ação do indivíduo. No entanto, ela é mais eficaz quando o sujeito se posiciona sobre aquilo que está lendo. Conforme visto, ler faz parte de estudar, mas estudar não se restringe a apenas ler. Assim, você tem mais chances de conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

Como concentrar na leitura do livro?

  1. Crie uma rotina de leitura. A constância pode parecer um problema para muitos, mas caso você queira ficar concentrado nas suas próximas lidas, é preciso criar uma rotina. ...
  2. Encontre um local para ler. ...
  3. Fique longe de dispositivos. ...
  4. Idealize grupos de pensamento.

Anotar é uma técnica simples, porém, essencial para auxiliar no processo de aprendizado, já que influencia diretamente a fixação e a compreensão da informação.

Pesquisadores identificaram que a escrita cursiva cria mais atividade nas partes sensório-motoras do cérebro, ajudando a melhorar o aprendizado e a memorização. Escrever com as mãos ajuda tanto crianças quanto adultos a aprenderem mais e memorizarem melhor.

Na verdade, é mais do que isso: existe um desgosto, existe um incômodo, uma agonia, uma ansiedade em ter que estudar. Tem pessoas que se perguntam se tem problemas com baixo QI, talvez se possuem hiperatividade, déficit de atenção ou alguma explicação psicológica que dê os motivos para não gostar de estudar.

Para memorizar suas leituras, faça resumos do livro e reserve um tempo para formular perguntas e respondê-las. Se você tem essa dificuldade, não se desespere, esse é um problema comum, ainda mais nesses tempos em que somos bombardeados por informações que nem sempre se transformam em conhecimento.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

Muito provavelmente, alguém começou lendo para você e ao longo do tempo você desenvolveu a habilidade de ler sozinho. Aprender a ler é um processo que envolve várias capacidades.

Como começar a escrever a partir do zero 2

  1. Primeiro passo: Leia. O melhor jeito para aprender a escrever é lendo. ...
  2. Segundo passo: Conte. Escreva um diário. ...
  3. Terceiro passo: Copie. ...
  4. Quarto passo: Crie. ...
  5. Para onde ir depois?

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

A leitura tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse, de tal forma que relaxa os músculos melhorando o seu estado de espírito. A leitura frequente pode colaborar para que se tenha uma saúde melhor, facilitando a realização de atividades cotidianas.