É melhor estudar lendo ou assistindo?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Mesmo com as disciplinas que você tem facilidade pode ocorrer de no meio dos estudos, surgirem algumas dúvidas. Dessa forma, a melhor alternativa é assistir às aulas e buscar ajuda de um profissional.

Analisando o método da videoaula
O vídeo é muito mais fácil para você se distrair. Existe a possibilidade também de apresentar menos conteúdo do que um PDF ou um livro. Você aprofunda verdadeiramente mais quando pega o texto para ler e estudar. Não dá para estudar por vídeos de forma passiva.

Estudos mostram que papel e caneta ajudam mais na memorização e no aprendizado. Mas você não precisa desprezar o laptop ou o smartphone.

A leitura não exige necessariamente uma ação do indivíduo. No entanto, ela é mais eficaz quando o sujeito se posiciona sobre aquilo que está lendo. Conforme visto, ler faz parte de estudar, mas estudar não se restringe a apenas ler. Assim, você tem mais chances de conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.

Os vespertinos costumam consumir mais café, pois tendem a sentir bastante sono durante o dia. . A melhor hora para você estudar é à noite, mas tenha cuidado para não dormir menos do que precisa. Metade da população geralmente dorme de meia-noite a 8h da manhã.

8 técnicas pra memorizar as coisas que você aprende

  1. Ler e ouvir não bastam. ...
  2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse. ...
  3. Concentre-se. ...
  4. Lembretes na hora certa. ...
  5. Descanse. ...
  6. Antes de dormir, logo que levantar. ...
  7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe. ...
  8. Reflita sobre o que você aprendeu.

cinco horas

Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia.

O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. É preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono.

Vantagens de estudar sozinho
Para muitos, estar na sua mesa, apenas você e seus cadernos, é sinônimo de paz de espírito. Dessa forma, o estudo ocorre sem maiores distrações, e o desafio de cada matéria é apenas entre você e você mesmo. Por que estudar sozinho pode ser bom? Quando você estuda sozinho, você é o chefe!

Pirâmide de aprendizagem
De acordo com Glasser, a porcentagem de assimilação de informação é maior quando você interage de algum modo com o conteúdo. Desse modo, a porcentagem de retenção equivaleria a: Ler – 10% Ouvir – 20%

O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

Ela afirma que a estimativa de 15 a 20 vezes serve como uma média entre o aprendizado de palavras mais fáceis e mais difíceis - ou seja, aquelas com significado simples e as mais complexas.

Estudar deitado pode acentuar ainda mais essa sensação. Isso acontece por um motivo simples: o cérebro está acostumado a algumas coisas, e, estando deitado, ele vai entender que é hora de dormir. “Não adianta ficar de pijama, estudando todo jogado porque o cérebro é assim: você vai bocejar e vai te dar sono.

Causas do raciocínio lento
Algumas situações servem como gatilhos para a dificuldade de manter a concentração e raciocinar. Entre elas se destacam aspectos emocionais e psicológicos, alimentação e até o excesso de tarefas.

Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro.

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.

Estudo durante a noite
Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo. No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

Alguns benefícios do estudo noturno
Alguns especialistas apontam que estudar antes de dormir pode contribuir para que o cérebro forme novas memórias. Isso não significa passar a noite estudando: para pessoas que iniciam as atividades diárias entre 6h e 7h da manhã, o ideal seria estudar até, no máximo, às 23h.