É melhor estudar em uma faculdade ou universidade?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Se você pretende fazer uma formação acadêmica, mas não tem interesse em pesquisa, por exemplo, a faculdade atende às suas necessidades. Agora, caso o seu objetivo seja seguir pela pesquisa científica, o melhor é optar por uma universidade.

As universidades públicas apresentam muitas vantagens, começando pelo fato de serem reconhecidas pelo ensino de qualidade e gratuito. Além disso, se você tiver um perfil que se encaixe em uma formação acadêmica e de pesquisa, as instituições públicas oferecem muitas oportunidades nessa área.

Nas universidades públicas, os professores, em geral, são extremamente bem qualificados, com mestrado, doutorado e diversas especializações. É comum encontrar muitos profissionais de destaque no mercado de trabalho ensinando nas salas de aula. Para lecionar em uma faculdade pública, é preciso ser aprovado em concurso.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Sim, você pode fazer dois cursos de uma só vez, mas isso é possível somente em uma instituição particular, ou pode ser uma graduação na faculdade privada e a outra em universidade pública. O que não é permitido é ocupar duas vagas públicas.

Pós-doutorado
Assim, essa etapa é um estágio de pesquisa, em que o profissional trabalha em uma instituição de ensino para aprimorar seus conhecimentos.

O tempo máximo é estipulado, normalmente, pelo dobro do tempo mínimo menos um ano, descontando períodos de trancamento – alguns cursos têm regras próprias para estipular o prazo.

Curso de pós-graduação
Os cursos de pós-graduação têm como objetivo principal, tornar o profissional que acabou de terminar a faculdade em uma referência em alguma área de conhecimento. Por isso, existem dois tipos principais de pós-graduação: a stricto sensu e a lato sensu.

A importância da faculdade se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também é percebida no crescimento pessoal. Conquistar um diploma de curso superior completa o perfil do candidato e garante um diferencial significativo no mercado de trabalho.

As universidades públicas são muito reconhecidas por terem um forte investimento em pesquisa e projetos acadêmicos. Elas recebem verbas do governo especialmente com este fim. Por isso, profissionais que desejam seguir a carreira acadêmica ou mesmo na pesquisa são muito atraídos pelas federais.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Bolsa auxílio nas universidades públicas
Como parte da política para permanência estudantil as instituições oferecem bolsa auxílio para estudantes de baixa renda. O objetivo é ajudar o aluno a se manter na universidade e conseguir finalizar a sua graduação.

Também é possível inserir a palavra “cursando” antes do período ou mesmo antes do nome do curso. Vamos usar essas variações e ver exemplos de como colocar no currículo que está cursando faculdade de administração. Dessa vez, suponha que você esteja no 6º semestre e que a sua previsão de conclusão seja dezembro de 2023.

Mesmo que você ainda não tenha se formado e obtido o diploma da faculdade, expresse sua formação no currículo. Basta inserir a informação sobre a previsão de conclusão do seu curso, como o mês (de forma abreviada ou por extenso) e ano.

Graduanda é o feminino de graduando. O mesmo que: bacharelanda, diplomanda, formanda.

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Sim, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Contudo, isso vai depender do tipo de instituição de ensino que você estuda ou pretende estudar.

Como é o processo seletivo sem o Enem? Se você não quer prestar o Enem, saiba que é possível ingressar em um curso superior por meio do vestibular da própria instituição de ensino. De modo geral, cada faculdade desenvolve sua prova, que pode ter diferentes estilos, número de questões, fases, entre outros.

O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na etapa final do currículo de grande parte dos cursos de nível superior. A atividade é um projeto que exige bastante dedicação, aprofundamento e estudo de quem está se formando na faculdade, ainda mais na EAD.