É melhor estudar de manhã ou de tarde na escola?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Uma boa noite de sono está diretamente relacionada ao rendimento escolar e à aprendizagem de crianças e adolescentes. Pensando nisso, especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP) defendem atrasar a hora da escola, indicando que as aulas deveriam começar a partir das 8h30 da manhã.

O período vespertino pode trazer uma série de vantagens para os alunos. O primeiro deles é que, nesse caso, as crianças dificilmente precisam acordar antes das 7 horas, o que traz inúmeros benefícios para o seu bem-estar e permite uma rotina de sono ainda mais uniforme.

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

Prós: Minimizam-se os efeitos do sono, luminosidade alta, período do dia pode ser considerado mais longo dependendo da estação do ano. Contras: É um período de maior incidência de calor também costuma se fazer mais presente. Logo após o almoço, algumas pessoas podem se sentir sonolentas.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

Também conforme pesquisas, o melhor sono para o aprendizado se encerra por volta das 6 horas da manhã. Uma outra maneira de estimular o cérebro é se desafiar a fazer ou aprender algo novo. Atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro.

O melhor desempenho físico, em geral, é atingido entre 16h e 20h", diz Louzada.

Se o seu cronotipo for matutino, o melhor horário para você estudar é pela manhã. Procure ir dormir cedo e nada de querer madrugar estudando. Você rende melhor à noite e tem dificuldade para acordar cedo? Então, o seu cronotipo pode ser o vespertino, isso porque o pico de produção de melatonina ocorre às 6h da manhã.

Estudar de manhã, de acordo com especialistas, pode ser ótimo para a memorização porque o cérebro está descansado e pronto para processar informações novas. Por outro lado, existe uma pesquisa que aponta que estudar antes de dormir, à noite, também é vantajoso porque o sono ajuda a criar e fixar novas memórias.

Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação.

Estudar antes de dormir
É fundamental ter uma boa noite de descanso, por isso estude e deite-se quando estiver suficientemente sonolento.

Como ensinar o seu corpo a acordar cedo

  1. Estabeleça uma rotina para o sono. ...
  2. Deixe o ambiente preparado. ...
  3. Aposte num bom colchão e travesseiro. ...
  4. Não use a função “soneca” ...
  5. Alguns minutinhos de sol pela manhã ...
  6. Tome um bom café da manhã assim que sair da cama. ...
  7. Tenha dias bem planejados. ...
  8. Estilo de vida saudável.

Estudar à noite permite lidar com menor poluição sonora, para quem pretende estudar em casa como também em cursos presenciais. É uma questão de opção. Para muitos, a noite acaba proporcionando certa tranquilidade por não haver tantas interrupções já que maior número de pessoas não está na ativa.

Estudar é muito importante e sem este hábito você não conseguirá alcançar seu objetivo final. Porém, só estudar também não é saudável. É bom ter um tempo de lazer. Depois que você passou estudando, vá descansar.

More videos on YouTube

  1. Varie o local de estudo de vez em quando. ...
  2. Faça pausas intercaladas durante os períodos de estudo. ...
  3. Tente ficar longe da internet para se concentrar melhor. ...
  4. Tenha cuidado com o que come antes de estudar. ...
  5. Conte com os melhores métodos para facilitar a sua rotina.

O lado psicológico também é abalado. Horas seguidas de estudo, sem descanso e com o bônus de toda a pressão por ter um bom desempenho pode gerar transtornos como ansiedade e depressão, chegando a, inclusive, gerar quadros crônicos. Ou seja, não adianta apenas estudar, é preciso fazer de uma maneira saudável.

Dormir de madrugada é um problema? De acordo com algumas pesquisas, dormir de madrugada pode ser um problema sim. Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

Se você quiser, pode testar a calculadora AQUI (em inglês). Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior. Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário.