É melhor dormir no escuro ou no claro?

Perguntado por: thipolito . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Dormir de olhos fechados
Pesquisas anteriores mostraram uma associação entre luz artificial à noite e ganho de peso e obesidade, interrupções na função metabólica, secreção de insulina e desenvolvimento de diabetes e fatores de risco cardiovascular.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
A luz vermelha, conhecida também como âmbar, é a que tem maior capacidade de afetar nosso ritmo circadiano positivamente, nos deixando bastante sonolentos.

De acordo com Duffield, obter luz solar suficiente pela manhã ajuda a sincronizar o ritmo circadiano do seu corpo. Portanto, se você ficar trancado a semana toda ou trabalhando no escuro, seu sono também pode ser prejudicado.

Um investigador da Universidade de Oxford sugere que dormir com a janela ligeiramente aberta pode ajudar a prevenir problemas de saúde como a obesidade e a diabetes tipo 2.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

O cientista recomenda deixar de manipular o smartphone uma hora e meia antes de dormir. E deixar o aparelho em outro ambiente por toda a noite.

Ter o hábito de apagar luzes ajuda a economizar na conta de luz e desgasta menos as lâmpadas. "Sempre compensa apagar.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir.

Cinza é a cor da depressão, diz estudo.

Azul. Quando o assunto é relaxamento, o azul é a principal cor para essa proposta. Essa cor calmante está conectada à mente e, sendo assim, é relacionada a um sentimento de serenidade. Nos quartos, pode influenciar no comportamento do sono positivo.

Azul

Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.

Luz amarela para dormir
Na mesma perspectiva da luz vermelha, a luz amarela exerce pouca influência sobre o ciclo circadiano. De certa forma, o amarelo é uma variação do âmbar, a cor considerada ideal para iluminação noturna para quem quer dormir mais e melhor.

Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

- Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas. - Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia. - Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.