É melhor dormir de boca aberta ou fechada?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Dormir com a boca aberta prejudica a qualidade do sono, aumenta a possibilidade de ter cárie — pois com menos saliva a placa bacteriana se instala mais rápido, além de aumentar as infecções e mau hálito.

Dormir de boca fechada e outras 5 formas de parar de roncar

  1. Feche a boca. Respirar pela boca é a causa mais comum do ronco. ...
  2. Abra o nariz. Quando as nossas fossas nasais estão limpinhas e liberadas, é menos provável respirar pela boca e roncar. ...
  3. Durma de lado. ...
  4. Vá ao médico. ...
  5. Avalie o maxilar. ...
  6. Perca peso.

O que causa a sensação de boca seca durante a noite? A primeira coisa que deve ter em conta é que o nosso corpo produz naturalmente menos saliva à noite, uma vez que não estamos a digerir comida, pelo há uma tendência para a boca ficar mais seca à noite. Também pode sentir a boca seca se dormir com a boca aberta.

De tão frequente, esse hábito nem sempre chama a atenção ou liga o sinal de alerta de pais e tutores. Mas médicos ouvidos pela BBC News Brasil destacam que dormir de boca aberta— que tem a ver com alergias, rinites ou o crescimento de estruturas que obstruem o nariz — pode fazer muito mal à saúde.

Dormir com a boca aberta prejudica a qualidade do sono, aumenta a possibilidade de ter cárie — pois com menos saliva a placa bacteriana se instala mais rápido, além de aumentar as infecções e mau hálito.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Pelo menos 70% dos problemas de saúde têm relação com os maus hábitos e o estresse crônico, situações que afetam todo o corpo.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.

O ronco acontece quando o ar não consegue fluir livremente pelo nariz e garganta durante o sono. Isso faz com que os tecidos da sua garganta comece a vibrar, o que produz o som familiar do ronco. As pessoas que roncam geralmente têm mais tecido na garganta ou nariz, ou tecido “flexível” que é mais propenso a vibrar.

O ronco é provocado por conta de um estreitamento das vias respiratórias durante o sono. Desse modo, quando alguém dorme deitado com a barriga para cima, há um relaxamento da língua e da musculatura da face.

O que Nestor aprendeu, além dos perigos de ser um objeto de investigação, foi que a respiração pela boca pode arruinar uma boa noite de sono. Respirar pela boca durante a noite aumenta o risco de perturbações do sono, incluindo ressonar, apneia do sono e hipopneia, o bloqueio parcial do ar, apuraram os cientistas.

Por que respirar pela boca é perigoso? Justamente porque o ar não passa pelos processos corretos antes de alcançar os pulmões. Isso faz com que ele chegue mais seco, frio e sujo do que deveria.

Muitas pessoas sentem a boca seca durante alguns dias e não sabem que isso pode significar um verdadeiro problema. Ainda que seja uma situação recorrente, todo caso deve ser analisado por um dentista para que seja tratado e solucionado da melhor maneira.

Como a xerostomia está fortemente associada a maus hábitos alimentares e comportamentais, um dos passos para reverter o problema é adotar uma alimentação mais equilibrada, aumentar o consumo de água e diminuir a ingestão de álcool, e o uso de tabaco.

Qual doença pode deixar a boca amarga?

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Hepatite, cirrose ou fígado gordo;
  • Sinusite, resfriado e infecções;
  • Cetoacidose diabética;
  • Síndrome da boca ardente;
  • Síndrome da boca de pinho.

Inchaço abdominal
Ao respirar pela boca, a pessoa pode engolir muito ar, o que leva ao acúmulo de gases no estômago e intestino, que distendem as vísceras e causam dor e desconforto na região do abdômen.

Como evitar o ronco durante a noite em 4 passos

  1. Excluir a possibilidade de SAOS. O primeiro passo de como evitar o ronco é indo a fundo: excluindo qualquer possibilidade de que o som esteja sendo causado por uma obstrução das vias aéreas. ...
  2. Controlar o peso corporal. ...
  3. Mudar a posição ao dormir. ...
  4. Elevar a cabeceira da cama.

Respirando somente pelo nariz, com os lábios fechados, puxe o ar pelo nariz e empurre o peso com a barriga para cima. Depois coloque o ar para fora pelo nariz enquanto a barriga desce. Faça um movimento amplo e lento com a barriga. Quando estiver fácil comece a fazer o exercício com uma narina de cada vez.

Parando de falar tudo o que vem à cabeça
Para superar a dificuldade, crie uma conversa na sua cabeça e imagine que está dizendo algo, mas não verbalize nada. A técnica funciona muito bem quando você está magoado ou irritado e tem o desejo de falar alguma coisa sem refletir.

Sim, respirar pela boca pode fazer mal não só para a garganta, mas para toda a via aérea. O nariz funciona 24 horas. Ele aquece, umidifica, retém partículas maiores de sujidades e, por fim, acaba purificando o ar que respiramos.

Como o fígado está do lado direito do corpo, dormir desse lado exerce mais pressão sobre esse órgão vital e pode levar à congestão hepática. Para evitar isso, tente não dormir do lado direito pelo menos com frequência.