É melhor depilar ou descolorir os pelos?

Perguntado por: igentil2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O farmacêutico J L Beltrán, da Intea, explica que a questão é bastante subjetiva, uma vez que cada mulher tem uma preferência, mas quando se trata dos cuidados com a pele, clarear os pelos é menos nocivo do que removê-los por completo. “A depilação é uma agressão para a pele.

No entanto, a prática pode ser muito mais perigosa do que você imagina – e está colocando sua saúde e sua aparência em risco. O perigo existe porque os produtos químicos utilizados para clarear os pelos – tanto do rosto, quanto do corpo – são muito fortes e podem causar manchas e queimaduras.

É essencial que você evite a descoloração antes de se depilar com cera. A descoloração prejudica o resultado final, pois a água oxigenada deixa os pelos menos elásticos, tornando-os mais suscetíveis à quebra. Por esse motivo, no lugar de serem retirados pela raiz, os pelos poderão se romper durante a depilação.

Depilar é como esfoliar
O acúmulo de células mortas e sujeira na pele pode causar acne, manchas e ressecamento. É por isso que esfoliamos, para remover tudo. Com a depilação, tudo isso é removido para você, como parte do processo. O resultado é que a área encerada fica lisa, radiante, limpa e fresca.

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.

Antes disso, os procedimentos não são recomendados. Também é essencial levar em conta a capacidade do seu filho de suportar a dor. Após os 12 anos, a tolerância costuma ser maior. Pode-se usar água oxigenada volume 10 para descoloração, mas antes é preciso fazer um teste de alergia.

Irritação na pele
Coceira. Vermelhidão. Alergia, causando o eczema de contato. Bolhas.

Sem problemas! Vale o reforço: depilação e higiene não estão conectados! A dermatologista relembra que “os pelos servem para proteção da pele” e são completamente naturais.

Isso porque o procedimento é realizado com base em produtos químicos que podem causar reações adversas na mulher e no feto. Além disso, também não é indicado descolorir os pelos do corpo durante o período de amamentação.

Então, nem pense em descolorir regiões com mucosas (como o buço ou as partes íntimas). Além disso, tome sempre cuidado para não levar (sem querer) o produto até os olhos ou boca. 5. Use uma espátula ou luvas tomando cuidado para não levá-las ao rosto e manchar a roupa (a mistura mancha mesmo!).

Evite descolorir áreas sensíveis e proteja-se do Sol
A descoloração pode ser mais agressiva e provocar irritações, alergias e marcas escuras em áreas sensíveis, como virilha, axila, e rosto — principalmente ao redor dos olhos, nariz e buço. Não é à toa que o recomendado é nunca utilizar o produto nessas regiões.

Prepare e hidrate a sua pele
Hidratar a pele da região íntima antes de depilar é fundamental, você pode fazer isso aplicando lenços umedecidos com água morna que vão ajudar a abrir os poros e deixar os pelos muito mais macios e fáceis de cortar. Outra boa opção é fazer a depilação durante um banho quente.

Evite a exposição solar nas zonas a depilar durante as 24 a 48 horas que antecedem a depilação com cera. A exposição solar pode deixar a pele mais seca, tornando-a mais sensível e suscetível à dor durante a depilação.

  1. Umedeça sua pele. ...
  2. Esfolie a pele antes de depilar, se necessário. ...
  3. Use um gel de depilação amplo para evitar irritação. ...
  4. Escolha a lâmina certa. ...
  5. Saiba como se depilar da forma certa. ...
  6. Aplique hidratante.

Mito. A retirada dos pelos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pelo, fosse destruído.

O ato de depilar não faz seus pelos crescerem mais rápidos, sua genética sim. A textura e o crescimento dos pelos são determinados pelos seus genes. Algumas pessoas têm mais pelos do que outras; algumas pessoas tem pelos mais grossos do que outras; e o pelo de todos crescem em proporções diferentes.

Ao contrário do que se imagina, não é preciso depilar a região genital para estar com a higiene íntima em dia. Entretanto, quem escolhe retirar os pelos pubianos precisa tomar alguns cuidados. Quem decidir retirar os pelos deve tomar alguns cuidados para prevenir lesões na área íntima.