É melhor correr em jejum ou não?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Apesar do treino em jejum não trazer nenhum problema ao organismo, também não traz benefícios. Alguns estudos mostram que, durante o exercício aeróbico em jejum, mais triglicerídeos são mobilizados, mas não necessariamente eles são oxidados, ou seja, não há evidências de que se gaste mais gordura.

No entanto, treinar frequentemente sem se alimentar pode trazer prejuízos à saúde e gerar o efeito contrário ao desejado. Quando estamos com fome, nosso corpo entra em um "modo de sobrevivência" e começa a economizar calorias já que ele não sabe quando virá a próxima refeição.

Quando se treina em jejum, as reservas de glicogênio estão baixas. Isso porque após esse período noturno sem comer, os depósitos desse combustível ficam reduzidos. A consequência é que, sem a energia vinda dos carboidratos, o organismo tende a aumentar a queima das outras fontes, como a gordura.

Quem quer corrida de alta intensidade deve apostar em treinos no início da tarde. Afinal, o corpo não está tão cansado após um longo dia de trabalho, mas já tomou café da manhã ou até almoçou para ter energia. Além disso, correr no início da tarde fornece um gás para concluir o dia de tarefas e trabalho.

Além do gasto calórico, treinar de manhã também reduz o apetite e ajuda a regular o sono, pois o corpo vai ter utilizado a energia de forma gradual, então também pode ter uma queda na insônia ao correr cedo. Para aqueles que costumam ficar cansados ao longo do dia, esse horário vai ajudar no ânimo para as tarefas.

- Ao praticar em jejum, faça-o ao seu ritmo e evite correr demasiado depressa para não se esgotar ou pôr a sua saúde em risco. Terá mais vontade de retomar e terá mais força para correr com tempo. - O treino em jejum não deve exceder 50 minutos. É importante hidratar-se regularmente durante a sessão!

No máximo três vezes por semana perfazendo duas horas e meia de exercício por semana. A média de velocidade deve ser a de oito quilômetros por hora.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Resumindo, se deseja atingir o seu objetivo de perder peso, saiba que fazer apenas uma corrida entre 30 a 45 minutos, 3 ou 4 vezes por semana, e seguir uma boa alimentação, irá começar a vencer esta batalha contra a balança.

Existe uma frequência ideal de corrida? “O mínimo para se ter condicionamento físico é a prática três vezes na semana. Mas também há um limite, é preciso fazer pelo menos uma pausa por semana”, explica.

Realizar exercícios em jejum pode trazer dores de cabeça, tontura e dificuldade em manter a concentração na hora de praticar as atividades. Isso pode acabar influenciando em seus resultados de forma negativa.

Quantos minutos de cardio em jejum? Habitualmente o cardio em jejum é executado em torno de 30-60 minutos. Tempos menores não serão vantajosos, pois o gasto de energia será pequeno e a oxidação de gorduras também.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

Por isso, confira a seguir algumas dicas valiosas para saber o jeito certo de correr, de forma saudável, claro.

  1. Melhore a postura ao correr. ...
  2. Respeite seus limites. ...
  3. Não curve seus ombros. ...
  4. Respire corretamente. ...
  5. O movimentos dos braços faz diferença.

Caminhe por pelo menos 5 minutos para aquecer adequadamente seu corpo antes de correr. Demora um pouco mais para se aquecer de manhã, então comece com um ritmo de caminhada fácil e gradualmente aumente para um ritmo de caminhada rápido.

Regenera os músculos
Até o momento se pensava que a massa muscular se perdia a partir de certa idade. Porém, as pessoas que correm podem gerar massa muscular nova devido ao fato de que o exercício acelera a produção de células encarregadas desta tarefa.

Algumas orientações gerais a seguir: Quanto mais longa for a corrida para a qual você está treinando, mais quilometragem você geralmente precisará, no mínimo. Para um maratonista, o mínimo é provavelmente 40 à 50km por semana e para provas de 5km, 15 à 25km por semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana para adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Pós-treino
Dessa forma, alimentos ricos em proteínas, barras de proteínas, ovos cozidos, atum, sardinha e carne ou frango, são ótimas fontes alimentares pós-corrida. Para quem não tem alergia ou sensibilidade ao leite, por exemplo, pode utilizá-lo ainda, assim como os seus derivados ou suplementos proteicos.