É melhor comprar euro no Brasil ou em Portugal?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A melhor opção para adquirir euro mais barato é comprar a moeda ainda no Brasil. A economia da Europa, as crises financeiras, as reservas cambiais (quantidade de moeda estrangeira no Brasil) e o câmbio flutuante são fatores que contribuem para que as moedas estrangeiras aumentem de valor em relação ao real.

Existem plataformas de envio de dinheiro para o exterior (Paypal, Western Union, Moneygram ou Remessa Online). Além disso, é possível comprar euros em casas de câmbio e bancos, bem como apostar em cartões pré-pagos.

De acordo com especialistas, não vale a pena investir na moeda oficial da Europa neste momento. É vantagem comprar euro agora? Se você precisa comprar para viajar nas próximas semanas, o patamar mais acessível da moeda pode ser uma oportunidade. Mas não é vantagem comprar euro como forma de investimento.

As plataformas online são uma boa opção para comprar euro mais barato. Através delas, você pode comprar dinheiro em espécie ou adquirir um cartão de débito. É importante ficar atento às diferenças de valor de cada método. A vantagem das plataformas online é a comodidade e a segurança, já que você faz tudo da sua casa.

No fim das contas, você precisará, em média, de uns 100 euros por dia para poder curtir tudo com tranquilidade. Mas como levar esse dinheiro? Nossa recomendação é sempre levar um valor em espécie (dinheiro vivo), em torno de 500 a 1000 euros por pessoa, para economizar no IOF e pagar pequenos gastos do dia a dia.

Quanto é permitido levar em dinheiro para a Europa? É permitido levar até 10 mil dólares ou o equivalente em outra moeda para a Europa, sem precisar fazer declaração ou pagar tributos.

Em geral, é importante saber que para entrar na Europa é preciso comprovar ter pelo menos 65 euros para gastar por dia de viagem, isso por pessoa. Mesmo que sua estadia seja curta, de três dias por exemplo (o que daria 195 euros), ainda assim, você precisa comprovar que tem pelo menos 600 euros.

O EURUSD já se moveu para a previsão consensual no fim de 2023 e está bem próximo da nossa. A periferia continua sendo uma preocupação para o EUR, na medida em que o BCE ficou mais rígido. Os preços de energia podem subir novamente. A guerra na Ucrânia continua sendo uma incógnita.

As notas de 500 euros continuarão a poder ser utilizadas como meio de pagamento e, tal como as restantes denominações de notas de euro, manterão sempre o seu valor, podendo também ser trocadas no Banco de Portugal e nos restantes bancos centrais nacionais do Eurosistema em qualquer altura.

Entretanto, se a ideia é enviar dinheiro para Portugal, para você usar durante a viagem, o melhor é usar a Wise. Além de transferências online, você pode optar por usar o cartão Wise. Dessa forma, diminui a burocracia e consegue realizar pagamentos com o cartão de débito multimoedas.

O melhor cartão para usar na Europa é o cartão Wise. Mas para escolher a melhor opção, vale considerar aquele que permite que você faça compras e saques em moeda estrangeira com facilidade e taxas mais baixas em comparação com outros cartões internacionais.

Não existe limite para a compra de moeda estrangeira.

Especialistas do Eurosistema projetam agora que a inflação média do bloco irá se enfraquecer para 5,3% em 2023, ante previsão de 6,3% divulgada em janeiro. Novas reduções na taxa média são previstas para 2024, a 2,9% (ante 3,4% anteriormente), e 2025, a 2,1% (ante 2,3%).

Não existe melhor dia da semana para comprar euro, apenas especulações de quem acompanha o mercado financeiro. Dia após dia, podemos acompanhar as altas e baixas do mercado financeiro que impactam diretamente as cotações das moedas estrangeiras, como o euro e o dólar.

Não há limite legal para a compra ou venda de moedas estrangeiras desde que exista comprovação da origem dos recursos negociados.

As opções mais comuns são: dólar, euro ou outra moeda estrangeira em espécie, cartão de crédito internacional, cartão travel money e, mais recentemente, contas digitais internacionais. Tempos atrás, cheques de viagem também eram muito usados, mas foram substituídos por opções mais práticas, econômicas e digitais.

Os depósitos de euros na sua conta geralmente ocorrem por transferência bancária. Mas também é possível depositar por meio de cartão de débito, crédito e até Pix — diretamente no app é possível criar um pedido de pagamento para ser usado como crédito no banco ou pelo Google Pay e Apple Pay.