É melhor acetona ou removedor?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Para exibir unhas sempre lindas, prefira usar o removedor ao invés da acetona. A acetona é um forte solvente que prejudica as unhas ao mesmo tempo que retira o esmalte. Ela danifica as camadas protetoras das unhas, deixando-as fracas e quebradiças. Além de ressecar a pele e até manchar as unhas.

Vinagre com limão
Como o vinagre é acido e o limão cítrico, seu esmalte vai sair com muito mais facilidade.

A acetona é um tipo de removedor, só que a base de acetona e, no caso da Acetona Alyne, tem aquela porcentagem de 60% de acetona pura, que é o permitido por lei.

Para tirar esmalte sem acetona basta misturar em um recipiente o álcool com açúcar e, antes que ele se dissolva, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique-o em uma camada generosa sobre as unhas, cobrindo todo o esmalte. Esfregue as unhas em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido.

Porque usar removedores de esmalte
Os removedores são uma ótima opção para quem é alérgica, ou simplesmente para quem gosta de cuidar da beleza sem colocar a saúde em risco, mas atenção, opte sempre por removedores que são livres de acetona e outras substâncias mais fortes.

“Ao ser aplicado, deixa as unhas cada vez mais fracas e esbranquiçadas devido à desidratação”, alerta a médica. Por isso, deve ser evitado sempre que possível. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda recusar o uso da acetona se for sugerido em um salão de beleza.

A dermatologista Gisele Torok confirma que a acetona não é recomendada para as unhas, podendo ser usada principalmente na indústria farmacêutica, como diluente.

Fora esses benefícios, o hidratante ajuda na hora de tirar o excesso de esmalte. Quando você passa o creme hidratante nas mãos antes de esmaltar, é criada uma película protetora na pele que não deixa que o esmalte grude. Assim fica mais fácil você retirar o excesso de esmalte e com menos chances de borrar.

O palito é um facilitador por ser muito prático, basta você passar o palito molhado em torno das unhas, próximo às cutículas, onde é possível acumular mais quantidade de esmalte, e passe-o de baixo para cima.

enrole papel alumínio dos dedos
Ainda com a acetona sobre os dedos, enrole um papel alumínio em todas as unhas - o truque garante que o algodão permaneça no lugar. Corte pequenos quadrados e inicie pela sua mão não dominante, assim o processo será mais fácil. Após 10 ou 15 minutos, verifique como estão suas unhas.

A primeira característica que se difere entre os produtos é o cheiro. Por exemplo, o cheiro da acetona é bem mais acentuado que o do removedor de esmalte. Além disso, como já foi dito, por ter um solvente mais forte que do removedor de esmalte, a acetona consegue tirar o esmalte com mais rapidez.

Acetona removedor de esmalte com concentração a 60% 250 ml LBS.

A acetona serve para trazer o brilho de volta naquelas panelas que você pensava se tratar de um caso perdido. E sem esforço, hein! Isso ocorre porque a acetona é um solvente químico que penetra em óleos e gorduras e permite que eles sejam eliminados com facilidade.

O Óleo de Banana Ideal é excelente para diluição do esmalte quando o mesmo começa a dar sinais de ressecamento.

7 melhores removedores de esmalte em gel

  • Removedor de esmalte, Granado. ...
  • Removedor de esmalte 4x1, Blunt. ...
  • Removedor de esmalte zero acetona UVA, Beira Alta. ...
  • Lenço removedor de esmaltes, Ricca. ...
  • Removedor de esmalte em acetona, Farmax. ...
  • Removedor de esmalte com acetona + silicone, Ideal. ...
  • Removedor de esmalte erva doce, Zulu.

Pegue outro pedaço de algodão e umedeça com acetona; Novamente, embrulhe o dedo com esse algodão e cubra com o papel alumínio; Faça o mesmo com todas as unhas e deixe agir por mais 2 minutos; Desembrulhe as unhas e finalize retirando o excesso de esmalte com a lixa!

A acetona é um forte solvente que prejudica as unhas ao mesmo tempo que retira o esmalte. Ela danifica as camadas protetoras das unhas, deixando-as fracas e quebradiças. Além de ressecar a pele e até manchar as unhas.

Evite usar acetona ou removedor para afinar os esmaltes, pois essas substâncias os enfraquecem. Algumas vezes o esmalte não pode ser salvo e você precisa jogá-lo fora.

No entanto, é possível adotar outras opções, uma vez que a acetona pode ressecar as unhas e remover demasiadamente a oleosidade natural da pele dos dedos.

  • Pasta de dente. Um ingrediente bastante comum nestes produtos é o bicarbonato de sódio. ...
  • Água oxigenada 10 volumes. ...
  • Limão e vinagre. ...
  • Água quente e sabão.