É meio ou meia?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 11 votos

Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste. Para sair de vez da dúvida, pense na palavra muito: se muito não varia, meio também não.

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

Se “meio” for advérbio, ele não possui feminino, nem plural. Ou seja, “meio” sempre será usado na forma “meio”. Se “meio” for numeral, ele tem versão feminina e se altera conforme o substantivo a que se refere. Ou seja, poderá ser usado como “meio” ou “meia”.

Em muitas situações, ao invés do número seis (6), os brasileiros dizem meia. Fazemos isso porque meia é uma forma encurtada de meia dúzia. Vamos ouvir sua pronunciação?

O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".

O momento de empregar a palavra é em situações em que o 'meio' será a metade de uma unidade, ou seja situações em que dois meios valem um inteiro. Por exemplo: Ele trabalhou meio período. Ela estava meio triste, mas depois melhorou.

O que é 1/2: 1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas.

MEIO-DIA E MEIA é a forma correta! Por quê? Trata-se da referência a 12ª (décima segunda) hora do dia + MEIA hora, ou seja, 12h + metade de uma hora. A palavra MEIA é um numeral fracionário, que se refere à metade de um todo, de uma unidade.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A expressão “meio” ora se comporta como adjetivo, ora como advérbio. Quando assumem o papel de adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. No caso da função de advérbio, refere-se a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio, permanece, portanto, invariável.

Quando você for se referir a exatamente a metade de algo, meio tem que concordar com essa coisa. Por exemplo: meia pizza sabor calabresa.

Duas porções e meia: duas porções inteiras mais meia porção (metade de uma porção). Para expressar uma situação em que "não esteja inteiramente" de acordo com o adjetivo (ou parcialmente de acordo), não há flexão.

Qual será o correto? A palavra meio quando se refere a adjetivo é um advérbio, por tanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é a forma: ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda. Exemplo: Mariana ficou meio cansada depois de passar o dia lendo sobre gramática para o vestibular.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Use com hífen e com artigo: a meia-noite, o meio-dia, o meio-dia e meia, do meio-dia, da meia-noite.

Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

Uso correto do qual
Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei. Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”... 2) A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade.

A palavra 'meio' possui quatro classes gramaticais – adjetivo, advérbio, numeral e substantivo masculino.