É meio louca ou meia louca?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.

Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.

Por que usamos meias? Antes de contarmos mais sobre os principais modelos de meia, você já parou para pensar por que a usamos diariamente? Claro que o motivo básico é esquentarmos os pés, mas ela vai muito além disso: absorvendo o suor, evitando o mau cheiro e o aparecimento de bactérias.

Pode me chamar de louca que eu aceito, pois você jamais vai experimentar minha sanidade mental. Não adianta você me culpar, me chamar de louca. Eu sei que o erro foi seu. Você pode negar quantas vezes quiser, mas você foi, sim, o responsável pelo término do nosso relacionamento.

Provavelmente você é uma pessoa mais reservada, que, aos olhos deles, por estar tomando um ar, apresenta um comportamento diferente do que eles consideram razoável. Pode ser uma questão de comunicar-se mais.

Sempre que quisermos referir o conjunto de produtos de cerâmica utilizado para servir as refeições, devemos utilizar os substantivos comuns femininos louça ou loiça. Louça e loiça têm origem na palavra em latim lutea. A palavra louça é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada.

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

O certo é “meio chateada” .
Quando a palavra meio for usada como um advérbio de intensidade, ela deve ser invariável.

O verbo fica no singular: Já é quase meia-noite.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Meio-dia é um nome com o sentido de «12 horas»: – O programa começa entre as onze horas e o meio-dia. Meio dia é uma expressão composta pelo adjetivo meio e o nome dia que significa «a metade de um dia»: – Hoje trabalhei meio dia.

Na Maçonaria temos esse termo para que saibam os Irmãos que trabalhamos incessantemente do meio dia a meia noite em pro da humanidade. Na Maçonaria temos esse termo para que saibam os Irmãos que trabalhamos incessantemente do meio dia a meia noite em pro da humanidade.

Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.

Necessário ou Necessária
Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária. Exemplo: “É necessária a amizade entre os povos” ou “É necessária a instalação de uma nova tomada”.

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.