É meio-dia é meio ou são meio-dia é meia?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Dúvida: “meio-dia e meio ou meio-dia e meia?”; “São ou é meio-dia?” Essas dúvidas de PORTUGUÊS acompanham a vida de muita gente! Então, Vamos esclarecê-las já, sem rodeios. MEIO-DIA E MEIA é a forma correta!

O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".

A forma correta é "meio-dia e meia". Lembre-se de que você está falando sobre horas e, portanto, a frase completa ficaria "Meio-dia e meia hora".

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.

Use com hífen e com artigo: a meia-noite, o meio-dia, o meio-dia e meia, do meio-dia, da meia-noite. A reunião está marcada para o meio-dia, no Plenário da Câmara. A reunião será do meio-dia às 14h. E não: de meio-dia às 14h.

S.O.S. Português. Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas".

Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas.

Resposta: A regra geral diz: o verbo concorda com o sujeito em número. Dessa forma, a frase correta seria: «Um euro é dois reais.»

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Assim, diga “são duas da tarde”, e não "são 14 horas". LOC: ESSA CERIMÔNIA ESTÁ MARCADA PARA AS DUAS DA TARDE, HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.

Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.

video_content

Dica fácil de como usar meio ou meia
Não tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo. Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!

Isso porque elas melhoram a circulação, diminuem a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas, além de estimularem a drenagem linfática. Geralmente, os efeitos positivos da sua utilização são percebidos em até 60 dias.

DIÁRIA OU MEIA-DIÁRIA. 1.