É mal feito ou mau feito?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A expressão mau feito está errada. Devemos utilizar mal feito sempre que quisermos referir que alguma coisa não foi feita com cuidado e esmero. A forma mais fácil e eficaz de usarmos corretamente mau e mal é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase.

O prefixo mal exige hífen antes de vogal, h e l: mal-acabado, mal-agradecido, mal-humorado, mal-intencionado, mal-lavado, mal-estar, mal-entendido. Nos demais casos, escreve-se sem hífen, com aglutinação: malcriado, malfeito, malsucedido.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Quando o mapa está inativo, ele parece um grande pergaminho em branco. Ele é ativado colocando a ponta de uma varinha sobre ele e dizendo, “Eu juro solenemente não fazer nada de bom!” Para restaurar a aparência do pergaminho em branco, bata novamente com a ponta da varinha e diga “Malfeito feito!”.

Conheça os feitiços e palavras mágicas de Harry Potter!

  • Abaffiato. Abaffiato é um feitiço relacionado à capacidade de audição. ...
  • Accio. "Accio" é um feitiço Convocatório. ...
  • Aguamenti. ...
  • Estupefaço. ...
  • Expectro Patronum. ...
  • Expelliarmus. ...
  • Petrificus Totalus.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa.

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

Malfeitos é o plural de malfeito. O mesmo que: disformes, defeituosos, imerecidos, imperfeitos, injustos, maldosos.

“Bem-feito” = adjetivo: “Achei o serviço muito bem-feito”. “bem feito” = quando “bem” é advérbio e não está agregado a “feito”: “O serviço foi [bem] feito por Mariana”; e quando é uma expressão interjetiva: “Ele escorregou na gramática. Bem feito!”

Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

A forma de animago de Sirius é um cão negro, e por causa das patas fofinhas que caracterizam este animal, o bruxo ganhou o apelido de Almofadinhas.

Ao descobrirem que Remo Lupin era Lobisomem, no seu quinto ano Tiago e os outros conseguiram se transformar em animagos, sendo Tiago um cervo, o que lhe deu o apelido de Pontas (por causa dos chifres do animal).

Os membros e seus apelidos eram:Tiago como Pontas(Prongs) Sirius como Almofadinhas (Padfoot) Pedro como Rabicho (Wormtail) e Remo como Aluado (Moony).