É mais saudável fritar ovo com azeite?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 8 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Além de apresentar um tipo de gordura maissaudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum. O azeite também ajuda o organismo a absorver os nutrientes presentes em qualquer que seja o alimento frito/cozido nele.

O azeite é melhor do que o óleo vegetal em termos de sabor e saúde, mas deve ser usado com cuidado na hora de cozinhar ou fritar os alimentos. O óleo vegetal pode ser uma opção mais econômica e versátil para preparar alguns pratos, mas deve ser consumido com moderação e equilíbrio.

Com média temperatura, haverá uma boa quantidade de gema líquida na parte superior e firme na parte inferior. A clara já não será tão branca, principalmente se você utilizar manteiga no lugar do óleo. E por isso, utilizar temperatura média é o mais indicado para fritar um ovo simples.

Além de ser saudável, por ser rico em vitaminas e gorduras boas, o azeite é saboroso. Quando o utilizamos na fritura, damos sabor ao alimento e ainda o impermeabilizamos para a absorção de gorduras em excesso, deixando espaço para que absorvam vitaminas K, E, A e ômega 6 e 9 e, em menores quantidades, o ômega 3.

“O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

Além do clássico óleo vegetal, há a possibilidade de utilizar alternativas mais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de coco ou, até mesmo, uma panela com ação antiaderente — eliminando, assim, a necessidade de acrescentar gordura durante o preparo.

óleo de coco

O melhor óleo para fritura é o de coco
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Sim, você pode comer ovo todo dia. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto de proteínas bem aproveitadas pelo organismo, bem como de vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Azeite de Oliva Extra Virgem

Ponto de Fumaça de 180ºC a 220ºC. Pois bem, muitos óleos perdem as propriedades quando aquecidos, porém o Azeite de Oliva Extra Virgem é um dos que detém melhor a temperatura, podendo chegar a 180°C sem alteração ou degradação do produto, ou seja, muito maior do que muitos óleos que podemos encontrar no mercado.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem.

“Considerando o ponto de fumaça e os benefícios que o azeite apresenta com relação à manteiga, ele é a melhor opção para fritar os alimentos, dentro dessa margem de temperatura citada”, diz.

Tanto o ovo frito quanto o ovo cozido são ricos em proteínas - o ovo frito tem 13.6g de proteína por 100 gramas e o ovo cozido tem 12.6g de proteína. Ovos fritos são uma boa fonte de proteína? Eles também são uma boa fonte de proteína magra, cerca de 6 gramas por ovo.

Ovo orgânico
Dentre os tipos de ovo da lista, o orgânico é provavelmente o mais saudável. Afinal, nesse caso a galinha é criada de maneira semelhante à da galinha caipira. A grande diferença é a alimentação, que é feita com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.

Preparo

  1. Coloque um fio de azeite na frigideira. Se quiser, salpique um pouquinho de farinha de trigo - isso ajuda o ovo a não grudar.
  2. Deixe aquecer.
  3. Quebre o ovo na figideira.
  4. Salpique uma pitada de sal por todo o ovo.
  5. Mantenha em fogo baixo até a clara estar rendada e a gema, mole.

Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

Você já deve ter lido em algum lugar que o azeite não é recomendado para refogar alimentos, porque as altas temperaturas em contato com o produto fazem com que ele perca suas propriedades benéficas. Mas, de acordo com a oleóloga Livia Pirozzi, esse é um dos mitos da cozinha.

Sim pode usar Azeite, os óleos de origem vegetal não elevam o colesterol.

Recomendações para quem tem gastrite
Evitar alimentos que irritam o estômago, como as frituras, os picantes, os ácidos, temperos, condimentos, ketchup, mostarda, feijão, leguminosas, brócolis, couve, carnes gordas, gorduras e frituras, bebidas gaseificadas e alcoólicas.

Pois bem, de acordo com o Dr. Axe, que falou a respeito do plano de dieta para o tratamento da gastrite, o ovo é um dos alimentos que pode auxiliar o paciente a superar a doença. Ele lista o alimento como uma das proteínas magras que podem contribuir com a reparação da parede estomacal.

Receita de Ovo no azeite, 172,35 calorias por porção - Vitat Receitas.