É mais fácil um gordo ficar musculoso ou um magro?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

Os pesquisadores descobriram que, a partir dos 40 anos, quem está dentro da faixa de Índice de Massa Corporal (IMC) saudável apresenta menor risco de morte. As pessoas que estão nas extremidades superiores ou inferiores da escala do IMC, por sua vez, tinham chances maiores de viverem menos.

Diferentemente do que muita gente pode pensar, não é possível transformar gordura em massa magra, já que são duas estruturas completamente diferentes. Para diminuir a porcentagem de gordura corporal é preciso aumentar a massa magra e perder gordura.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Em outras palavras um falso magro é caracterizado por ter:
Não necessariamente estar acima do peso; Não necessariamente possuir um percentual de gordura elevado; Mas mesmo assim ter facilidade para acumular gordura em áreas problemáticas como abdômen, peitoral (homens), flancos e pernas (mulheres).

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

5 esportes eficientes para garantir um corpo definido

  1. Natação. A natação é um esporte bastante completo, pois ajuda tanto no processo de emagrecimento quanto na definição dos músculos. ...
  2. Ciclismo. ...
  3. Corrida. ...
  4. Muay Thai. ...
  5. Tênis.

De acordo com os resultados, homens obesos na faixa dos 20 aos 39 anos vivem cerca de 8.4 anos a menos do que homens com o peso adequado. No caso das mulheres, a redução é de 6 anos. Homens que desenvolvem obesidade na faixa dos 40-50 anos perdem 3.7 anos de vida, enquanto que as mulheres perdem 5.3.

Existe também o “falso gordo” que é aquela pessoa que está acima do peso na balança, porém tem um percentual de gordura normal. É uma pessoa forte com boa quantidade de massa magra, o que justifica o peso aumentado na balança, porém com ótima composição corporal.

A maior sinalização de testosterona em homens leva a um maior volume muscular geral e fibras musculares maiores quando comparado com as mulheres, o que permite uma maior potência máxima. Além disso, também é observado um maior comprimento muscular, o que relaciona-se à maior capacidade de gerar uma contração forte.

A falta de sono causa uma menor liberação do GH e de outros hormônios anabólicos, o que gera diminuição no reparo das fibras musculares e, assim, interfere negativamente na hipertrofia já que é durante a noite que os resultados dos estímulos causados ao músculo no seu treino se concretizam.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

O ectomorfo é um tipo corporal onde as pessoas costuma ser mais magras e esguias e que têm o metabolismo mais rápido, perdendo peso facilmente e tendo mais dificuldade para ganhar peso e massa muscular.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.