É mais fácil perder gordura ou músculo?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

De acordo com pesquisas, um acréscimo de 0,5kg de músculo aumenta, em média, o gasto de 30 a 50 calorias a mais por dia sem mudanças na dieta. Entenda.

Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

Melhores alimentos para derreter gordura

  • Água. ...
  • Frutas vermelhas para derreter gordura. ...
  • Iogurte grego natural integral. ...
  • Ovos para derreter gordura. ...
  • Pistache. ...
  • Salmão. ...
  • Gengibre. ...
  • Pimenta dedo-de-moça.

De acordo com os especialistas da área de nutrição, uma dieta voltada para quem quer perder barriga, ou secar a gordura corporal como um todo, deve ser composta por alimentos termogênicos, como pimenta vermelha, café, gengibre, guaraná, chá verde e água gelada.

Alguns fatores, como o sedentarismo, má alimentação e o consumo excessivo de álcool, estão ligados diretamente com essa perda gradual. A falta de exercícios e nutrientes favorecem o catabolismo, pois são necessários para manutenção da massa muscular.

Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.

A musculação sozinha pode ser um mecanismo eficaz para a perda de peso e não necessita ser acompanhada de exercícios aeróbicos, sugere um novo estudo.

A musculação ajuda a emagrecer, assim como qualquer exercício físico que você realizar, afinal, todas as modalidades provocam a queima de calorias. Mas o resultado não depende apenas da atividade, mas também do seu metabolismo, do tempo que você se exercita por semana e da intensidade do exercício.

Como resultado, você acaba perdendo gordura, mas infelizmente também perde massa muscular. De fato, até 25% do peso que se perde com uma dieta de baixa caloria é na forma de músculo. No entanto, vários estudos e especialistas dizem que perder gordura e ganhar músculos simultaneamente é totalmente factível.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.

Regiões como braços, barriga, glúteos e pernas são as mais propensas ao acúmulo. Consequentemente, as pessoas têm uma maior dificuldade em eliminar tal gordura. Sendo assim, é preciso buscar meios que previnam o problema e trabalhem na eficácia desse objetivo.

"Quando alguém perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são exalados como CO2. Os pulmões são, portanto, o principal órgão excretor da perda de peso", dizem os especialistas no artigo, ponderando que uma porcentagem menor de gordura é eliminada por outas formas como, por exemplo, ureia e suor.