É mais fácil emagrecer depois da lipo?

Perguntado por: zdinis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O emagrecimento saudável e eficaz deve ocorrer antes da cirurgia plástica, de forma gradual e orientada por especialistas. Fazer dietas para perder peso depois da cirurgia pode comprometer os resultados e aumentar as chances de o corpo ficar flácido.

Como não engordar após a lipoaspiração

  1. Não faça dieta. Mude hábitos! ...
  2. Busque a orientação de profissionais qualificados. ...
  3. Mexa-se. ...
  4. Comece a mudar seus hábitos antes da lipoaspiração. ...
  5. Tenha uma alimentação saudável. ...
  6. Tome muita água após a lipoaspiração. ...
  7. Recorra à drenagem linfática.

A gordura pode, sim, voltar após a lipoaspiração
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entre os que se submetem ao procedimento com o intuito de emagrecer, a tendência é que a gordura reapareça — e, o pior, na região intra-abdominal.

Mas de maneira mais simples, a resposta para sua pergunta é sim. 1 litro de gordura corresponde a cerca de 1 kg.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS
Não esqueça de se movimentar! Além das caminhadas e exercícios de queima calórica, você precisa trabalhar o local onde recebeu a lipoaspiração. Se foi a barriga, por exemplo, não deixe de fazer abdominais regularmente. Isso ajuda na manutenção e tonifica os músculos.

Emagrecer depois da lipo aumenta a probabilidade de flacidez
O emagrecimento saudável e eficaz deve ocorrer antes da cirurgia plástica, de forma gradual e orientada por especialistas. Fazer dietas para perder peso depois da cirurgia pode comprometer os resultados e aumentar as chances de o corpo ficar flácido.

Sim! É normal ficar com a pele solta após a lipo se a paciente estiver entre a 1ª e a 3ª semana de pós-operatório de lipoaspiração. Isso porque a pele ainda está em processo de aderência em relação aos tecidos internos.

Após a lipo, a região operada tende a ficar inchada. Para ver o resultado, é preciso esperar a região recuperar-se. Em geral, somente após o segundo ou terceiro mês de pós-operatório é possível observar uma sensível redução do edema (inchaço) e, consequentemente, ter uma ideia do resultado.

As células de gordura removidas não voltam e a lipoaspiração modela o corpo, mas não emagrece. Ou seja, após a lipo HD, as células de gordura que não foram removidas podem aumentar de volume e o paciente que não cuida da alimentação e não pratica exercícios físicos pode, sim, engordar após a cirurgia.

Durante o pós-operatório da lipoaspiração, evite fumar e ficar exposto ao sol, por ao menos um mês depois da cirurgia. Além disso, não pegue peso ou faça esforços físicos nos 2 primeiros meses. Essas são apenas algumas das dicas de pós-operatório.

Isso acontece porque, no processo de recuperação do organismo, surgem algumas reações como edemas (inchaços), que retardam a percepção do resultado.

Os resultados combinados com boa alimentação e exercícios podem durar por anos e décadas.

A principal vantagem da mini lipo é a recuperação rápida do paciente. A cirurgia costuma durar entre 40 minutos e uma hora.

Enfim, não existe um limite para o número de lipoaspirações que um paciente pode fazer em uma mesma região do corpo. Porém, é importante saber que essa dificuldade aumentará, tornando o resultado menos efetivo.

Há um limite da quantidade de gordura que pode ser retirada
Há um decreto do CFM (Conselho Federal de Medicina) que estipula que os médicos só podem retirar até 7% do volume corpóreo total do paciente, o que já é bastante.

Em 1 Kg de gordura há 7.700 Kcal. Para redução de 500 gramas (0,5 Kg) de tecido adiposo por semana é preciso reduzir 550 calorias da ingestão alimentar diária. Buscando reduzir 1 Kg de gordura corporal por semana, é necessário reduzir 1.110 calorias de todo o consumo alimentar diário.