É lucrativo plantar mandioca?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Mais do que ser um ótimo alimento, a mandioca também pode ser uma ótima forma de se ganhar dinheiro, visto que é um mercado bastante estável e lucrativo.

A quantidade de manivas para plantio de um hectare é de 10.000 manivas, se utilizado o espaçamento ideal que é de 1,0m entre plantas e 1,0m entre fileiras de plantas. De um hectare de mandioca pode-se retirar hastes para o plantio de quatro a seis hectares.

Você pode ganhar dinheiro fazendo e comercializando o famoso chips de mandioca com o excedente de sua colheita, sabia? Se você colheu mais mandioca do que consegue consumir e já não tem mais a quem vender, não jogue fora o excedente. Você pode ganhar dinheiro fazendo e comercializando o famoso chips de mandioca.

8 a 14 meses

Deve-se considerar também o objetivo do produto, se mandioca de mesa, aipim ou macaxeira, colhidas aos 8 a 14 meses e para indústria 18 a 24 meses; b) ocorrências observadas ao longo do ciclo de cada cultivar ou de cada gleba, como o ataque de pragas ou doenças, que podem antecipar ou retardar a colheita; c) condições ...

Pelo sistema atual, a renda por tonelada de mandioca é auferida através de uma balança hidrostática, onde se mergulha 5 quilos do produto seco. O resultado desta pesagem (que elimina quantidade de água existente na raiz) determina a renda, que geralmente varia entre 280 e 650 gramas.

Nas condições dos Cerrados, a época ideal de plantio de mandioca é nos primeiros meses do período chuvoso, ou seja, de outubro a janeiro.

Frutas selecionadas com peso médio de 10 kg, cuja produção média é de 40 toneladas por hectare, sendo produzido em aproximadamente 70 dias.

A mandioca é plantada utilizando-se dos pedaços do seu caule, denominados manivas. As manivas, que devem apresentar de 15 cm a 25 cm, são colocadas em covas, onde se desenvolvem e dão origem a um novo indivíduo. Essa espécie desenvolve-se bem em solos pobres e apresenta boa resistência a pragas e doenças.

A mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta moderada resistência ...

Hoje, conforme Herpich, a região tem produtividade média de 80 toneladas de mandioca por alqueire, com ciclo aproximado de 15 meses.

$ 4,00 Mandiocas com casca caixa com 30 kg.

O produtor rural interessado em vender mandioca para a Ambev deverá preencher um formulário da empresa, que está disponibilizado nos sites das secretarias de Estado envolvidas no projeto.

O produto mandioca descascada, que tem tido boa aceitação no mercado, é comercializado tanto em feiras livre (varejo), como em supermercado, sacolões e frutarias, em embalagem de um ou dois quilos. O preço desse produto é, geralmente, de 25 a 50% superior ao do da mandioca com casca.

Colheita da mandioca
Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

Técnicos da Emater garantem que com adubação e podas certas a mandioca pode ficar até 4 anos na terra.

Normalmente, os produtores de mandioca colhem um pé com peso entre 6 e 8 quilos, afirmou a extensionista rural do escritório de Pomerode da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Eneide Barth.

O cultivo mais lucrativo é a soja, seguida pelo milho, que possuem as projeções mais positivas. Mas também existem outros cultivos que geram grande rentabilidade para as famílias no Brasil. Continue lendo e descubra quais são!

1. Algodão. Uma lavoura de algodão pode render quatro vezes mais por hectare do que uma plantação de soja. Versátil, o produto pode ser utilizado para nutrição de gado e para produção de biodiesel e óleo vegetal utilizado em alimentos.

Cana de açúcar: Podendo ser utilizada como açúcar, para consumo humano ou como etanol (o que contribui para assegurar a demanda), a cana de açúcar é o produto agrícola mais lucrativo na região. O Brasil é, inclusive, o maior consumidor e o maior produtor do mundo, com cerca de 10% de ocupação na agricultura.