É locador ou locadora?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 18 votos

Locador: é a pessoa que tem a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para a moradia de outra pessoa, por meio de um contrato de aluguel; Locatário: é a pessoa que faz o pagamento mensal pelo aluguel do imóvel disponibilizado pelo locador.

Inquilino é a pessoa que paga um aluguel ao proprietário de um imóvel para ter o direito de utilizá-lo nas condições acordadas. No jargão das imobiliárias, o inquilino também é chamado de locatário, enquanto o proprietário do imóvel é o locador.

Locação e aluguel é a mesma coisa, mas, cada termologia dá mais sentido de uma forma diferente para situações parecidas, como: você vai realizar uma locação de imóvel x; aluguel quer dizer que você tem, como moro em uma casa de aluguel, possuo imóveis para locação.

O locador é um indivíduo que possui determinado imóvel e o cede para outra pessoa por meio de um contrato legal de locação. O locatário é o sujeito que aluga o imóvel do locador.

O que o Atendente de Locação faz? Realiza a prospecção e atendimento a clientes para locação de imóveis ou veículos, auxilia no cadastro e elaboração de propostas e controla abertura e fechamento de contratos.

Locador é o proprietário que disponibiliza seu imóvel para a utilização de terceiros sob um contrato temporário: o aluguel.

Pode ser locador o simples possuidor (posseiro)
Ocorre que o que se transmite, na locação, é a posse. O locador tem uma posse integrada: direta e indireta. Pelo contrato de locação, transfere, ao locatário, a posse direta. Assim, todo aquele que tem a posse direta pode ser locador.

O Locador pode ser qualquer parte que tenha posse do bem e resolva receber frutos da sua locação. Ou seja, aquele quem Possui o imóvel, não apenas necessariamente o Proprietário, pode tambem alugá-lo a terceiros (Inquilinos). É necessário exercer Posse sobre o bem para que possa alugar.

Sete sites para alugar casa para temporada além do Airbnb

  • Airbnb.
  • TripAdvisor.
  • Homestay.
  • AlugueTemporada.
  • 9Flats.com.
  • Couchsurfing.
  • Temporada Livre.
  • Booking.com.

O locador ou locatário? A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional prevê que o imposto refere à "propriedade", logo o "dono" é responsável pelo pagamento do IPTU, mas a Lei do Inquilinato autoriza a transferência do pagamento do imposto ao locatário (inquilino).

O locatário é o que aluga o imóvel para moradia ou uso comercial. Inquilino é o locatário, ou seja, a pessoa ou empresa que reside em um imóvel que não a pertence, que vive em um local alugado.

De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário que não paga o aluguel pode ser obrigado a deixar o imóvel em até 15 dias. É preferível fazer o pedido de despejo no período de até 60 dias depois da inadimplência. No entanto, se assim desejar, o locador pode entrar com a ação já no dia seguinte ao atraso no aluguel.

A finalidade da locação indica o tipo de contrato de aluguel: residencial, não residencial ou temporada. Em alguns imóveis, é possível combinar finalidades, por exemplo, uma casa espaçosa no centro em que um dos cômodos é transformado em escritório.

Na locação residencial geralmente o locatário tem sua residência e domicilio na mesma cidade até porque gera menos custos em deslocamento. O Locador também trás esta informação quando o contrato de locação for feito direto com o locatário.

Confira! O que é contratante? Na definição, contratante é uma pessoa que decide contratar um bem ou serviço de um profissional.

De quem é a responsabilidade de elaborar o contrato de aluguel. Via de regra, a responsabilidade de elaborar o contrato de aluguel é do locador. Isso não quer dizer que o locatário não precisa se inteirar sobre o contrato.