É lobo mal ou mau?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom. Já tem tudo dominado sobre o uso de mal e mau?

Mal é advérbio, antônimo de bem. A imagem a seguir resume as diferenças entre “mau” e “mal”: Mau é o antônimo de bom, sendo, portanto, um adjetivo. Mal é o antônimo de bem e pode ser uma conjunção, um advérbio ou um substantivo comum.

Lobo Mau, das Fábulas de Esopo e contos dos Irmãos Grimm. Alto, estatura de um homem adulto, focinho creme e pelagem bagunçada. Maldoso, esperto e estrategista. L.O.B.O.S.

Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os conhecerão pelos que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. (Mateus 7:15-16).

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa.

Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal. Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má.

O termo mal (com a letra “l”) é utilizado como um substantivo, advérbio ou conjunção. Já o termo mau (com a letra “u”) é utilizado como adjetivo que transmite uma “qualidade”.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Expressão que significa melhor do que se esperava razoável.

Ele está sempre em algum lugar por perto, mas odeia encontro cara a cara. Prefere agir à noite, quando são menores as chances de ser pego em flagrante delito. No escuro, o lobo invade o território dos humanos e mata animais indefesos, como cordeiros e galinhas.

O Lobo perde o pelo, mas não perde o vício.

Esopo

Mas será que o Lobo Mau foi sempre foi assim, malvado? Como será que ele nasceu? As primeiras histórias em que o personagem aparece são as Fábulas de Esopo —um escritor grego de 2.400 anos atrás.

1. [ Zoologia ] Mamífero carnívoro (Canis lupus) da família dos canídeos, com pelagem cinzenta amarelada, que vive nas florestas da Europa, da Ásia e da América. 2. Máquina de abrir a lã (nas fábricas de lanifícios).