E juçara ou Jussara?

Perguntado por: rcaldeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Espécie nativa da Mata Atlântica, a palmeira jussara (Euterpe edulis) — cujo nome também ocorre grafado com ç: juçara, — é mais conhecida pelo seu palmito do que pelos seus frutos.

O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), ao contrário da juçara que é unicaule, é uma palmeira que produz vários perfilhos, formando touceiras. Esses perfilhos são manejados para exploração do palmito, ao longo da vida útil da palmeira.

O palmito-juçara tem o nome científico de Euterpe edulis e pertence à família das Palmae. Sua maior incidência ocorre do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul em toda a Mata Atlântica. Seu maior interesse está na exploração do palmito. Sua madeira, muito dura e resistente, pode ser utilizada, desde que em ambiente seco.

A juçara ou o açaí são extraídos de uma palmeira que possui o mesmo nome. Aprenda como consumir e se deliciar com a iguaria típica do Maranhão.

Fruto nativo da Mata Atlântica, a juçara (Euterpe edulis) é saudável e ótimo ingrediente para diferentes produtos alimentícios. Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) que transformou a fruta em bebida tipo smoothie, corante e outros tipos de apresentação de polpa.

No Maranhão, o açaí é conhecido como juçara e possui destaque anualmente no mês de outubro, com a prática da Festa da Juçara no bairro do Maracanã.

Euterpe oleraceae

açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.

Palmito juçara: Nativo da Mata Atlântica, geralmente é mais vistoso e carnudo que os demais palmitos. Sua forma de extração é agressiva e já levou a palmeira a correr risco de extinção. Palmito de açaí: O palmito-açaí é macio e suculento e parecido com o Juçara. Sua extração é menos agressiva do que a do anterior.

Características: O Palmito Juçara possui caule solitário ou muito raramente cespitoso, liso, colunar, acinzentado, de 5-12 m de atura e 10 a 15 cm de diâmetro, com um cone visível de raízes na base e um palmito liso de 1,0-1,5 m de cor verde ou alaranjado no topo.

“A dose menor de juçara diminui a inflamação de forma mais efetiva”, conclui De Rosso, que assina o estudo publicado em 2021 na revista Journal of Functional Foods. Estudos anteriores, com pessoas, já haviam mostrado que a juçara ajuda a diminuir a inflamação do intestino, a equilibrar a microbiota e a perder peso.

O fruto da Palmeira Juçara se distingue do açaí. Sua fruta é mais conhecida como juçaí, possui um sabor mais suave e adocicado que seu parente açaí, e é extraído para obtenção da polpa, que é usada no preparo de várias receitas saborosas, tanto doces quanto salgadas, inclusive aumentando a renda familiar.

Para se obter o palmito, a palmeira é cortada, matando a planta. Ao longo do tempo, a obtenção do palmito por meio do simples extrativismo levou a espécie à lista de flora brasileira ameaçada de extinção (Instrução Normativa MMA n° 6, de 23/09/2008).

Saiba como diferenciar: Palmito pupunha: tem um sabor suave, é maior e mais macio em comparação às demais variedades. Palmito juçara: nativo da Mata Atlântica, é o mais vistoso e carnudo dentre os palmitos. Palmito de açaí: é bastante macio e suculento, como o Juçara.

Características: Planta de caule solitário, com 4 a 12 metros de altura, com tronco liso e reto, tendo coloração esverdeada na faze juvenil passando a ter cor cinza esbranquiçada ou pardacento na idade adulta.

De origem Tupi, o termo 'jyssara' (etimologicamente "espinho ligador") se refere ao nome da palmeira de onde se extrai o palmito e um fruto de cor roxa. O termo se tornou popular e se firmou como Juçara - uma forma de identidade maranhense, definindo o fruto que consumimos em grande escala por aqui.

O produto "juçara" é muito consumido como suco ou “pirão”, uma mistura de farinha com o suco. O gomo terminal da palmeira constitui o palmito. Assim ele pode ser consumido sob a forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes.

Nomes populares: Açaí, açaí-de-touceira e juçara. Em espanhol, é chamado de chapil, na Colômbia; bambil, no Equador; e manacá na Venezuela. Na Guiana, é chamado de manicola.

A “Juçara do Maranhão”, na verdade, é Açaí
É nativo da região norte do Brasil, podendo ser encontrado em terra firme na Região Amazônica, incluindo os estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós.

Os nortistas e nordestinos também costumam consumir o suco do açaí. O fruto é amassado à mão ou em máquinas específicas, peneirado e adicionado à água para ser consumido. Outra forma de consumo é o vinho de açaí. Nesse caso, além de amassada, a fruta passa por um processo de fermentação.

Hoje, a fruta que veio lá da Amazônia, é uma verdadeira febre, mesmo bem longe de sua região de origem: o Norte brasileiro. O açaí ganhou fama quando deixou de ser conhecido apenas como alimento básico das populações ribeirinhas do norte do Brasil e ganhou novos preparos nas demais regiões do País.