É inventar ou inventar?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A forma correta de escrita é inventar de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a vogal “i” formando a sílaba in-. Inventar significa criar; criar no pensamento; ser o primeiro a ter a ideia de; armar intrigas; contar falsamente; imaginar; urdir; tramar.

Imaginar algo que não existe: 2 fabular, fabulizar, fantasiar, idealizar, idear, imaginar. Elaborar mentalmente: 3 tramar, maquinar, armar, compor, urdir, arquitetar, bolar, engendrar, engenhar, fabricar, forjar, formar, produzir, tecer.

Inventava vem do verbo inventar. O mesmo que: criava, compunha, concebia, imaginava, fantasiava, mentia, urdia, forjava, maquinava.

inventar - verbo

inventadoinventada
inventadosinventadas

“Inventar” aplica-se a coisas. Celular , automóvel, relógio , etc. existem porque foram inventados. Já o “criar” refere-se a atos que geraram arte.

Significado de Autentiquei
Autentiquei vem do verbo autenticar. O mesmo que: aprovei, confirmei, legalizei, ratifiquei, revalidei, sancionei, validei.

O contrário de inventar é: 1 copiar, imitar, plagiar.

Neologismo é o nome que se dá a um termo recém-criado, ou a uma palavra já existente na língua, mas que assume um novo significado.

Indicativo

  1. Presente. euinvento. tuinventas. eleinventa. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euinventava. tuinventavas. eleinventava. ...
  3. Pretérito Perfeito. euinventei. tuinventaste. eleinventou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euinventara. tuinventaras. ...
  5. Futuro do Presente. euinventarei. tuinventarás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euinventaria. tuinventarias.

O Habib's

  1. Conheça o Habib's.
  2. Trabalhe no Habib's.

verbo intransitivo Estar entregue ao sono; permanecer num estado de repouso, de suspensão da atividade motora e perceptiva: não faça barulho, ele está dormindo.

Neste sentido, percebemos nomes e verbos como os principais componentes de uma língua. Tradicionalmente, entendemos que, no léxico os nomes existam para designar seres ou entidades, enquanto os verbos representam ações ou processos em que se envolvem tais seres ou entidades.

Conjugação do verbo: inventar

  1. Presente. eu. invento. tu. inventas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. inventava. tu. inventavas. ...
  3. Futuro. eu. inventarei. tu. inventarás. ...
  4. Presente. que eu. invente. que tu. inventes. ...
  5. Futuro. se eu. inventar. se tu. inventares. ...
  6. Pessoal. eu. inventar. tu. inventares. ...
  7. eu. inventaria. tu. inventarias. ele/ ela/ você

3) O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Havia muitas pessoas no parque.

verbo transitivo direto Ocasionar o início de; iniciar: começaram o projeto do prédio. verbo intransitivo Possuir como início; ter como origem: a tempestade começou ontem à noite.

  1. Fique sempre aberto e atento. Prestar a atenção ao que acontece ao redor e fazer conexões com outros temas e possibilidades é fundamental para treinar a criatividade. ...
  2. Relaxe a mente e imagine... ...
  3. Gere ideias. ...
  4. Relacione ideias. ...
  5. Escolha as melhores ideias. ...
  6. Faça algo concreto com sua ideia.

Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo novo, sendo um requisito para patenteabilidade. A inovação surge com a melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio.