É infantil bloquear alguém?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quando bloqueio perfis na internet de pessoas que me faziam mal, pessoas tóxicas, eu deixo de buscar informações que possa interpretar como ofensas, como indiretas e que nem sempre podem ser dirigidas a mim. Crio um ambiente de positividade. Se isso é ser infantil, então viva a infantilidade!

Bloquear alguém só é infantilidade quando se quer atingir a pessoa com isso. No mais, é um movimento de auto-cuidado, carinho e libertação.

Manter o ex, ou a ex, nas redes sociais é saber lidar com os bons momentos que viveram juntos e, apesar de não haver mais amor, excluir o ex-romance é considerado por muitos um ato infantil.

Essa atitude pode ter sido tomada por alguém que não sabe respeitar opiniões diferentes e prefere se afastar para evitar discussões. Ela quer tentar te esquecer – Muitos indivíduos que terminaram um relacionamento recorrem ao bloqueio nas redes sociais para tentarem esquecer o outro.

Bloquear pessoas nas redes sociais não é sinal de imaturidade. A não ser que você faça, simplesmente, porque alguém discordou de você. Mas mesmo assim você tem que pensar da seguinte forma, ali é sua casa, você fala o que quiser e recebe quem você quiser. Normal para os jovens, não significa dizer que é imaturidade.

Muita gente julga, isso é fato. Essa questão de ser infantil é detalhe que muitos gostam de frisar porque se sentem imunes a olhar pro lado e ver o outro seguindo a vida. Há quem consiga fazer isso de uma forma mais tranquila, mas para muitas outras o buraco é deveras mais embaixo.

Excluir lhe permite remover um endereço de e-mail de uma ou mais listas específicas. Lista de bloqueio lhe permite impedir que certos endereços ou domínios assinem suas listas atuais ou futuras. Isso também lhe dá a capacidade de impedir que pessoas assinem novamente.

O bloqueio pode parecer uma opção muito radical para algumas pessoas, mas também é possível ser muito útil para aquelas pessoas que terminaram a relação muito machucadas e, qualquer tipo de contato com a pessoa gera mal-estar.

Se é para evitar brigas ou para dar ao outro um tempo para se acalmar e refletir acerca do que aconteceu entre vocês e tirar um tempo para si, a fim de cuidar do seu bem-estar, é, sim, uma atitude madura. Mas se é para pirraçar seu ex, chamar a atenção dele ou provocar ciúmes, aí será um comportamento muito imaturo.

O bloqueio serve para colocar um limite que te ajuda a superar algo que ainda é muito recente e te causa dor. Quando você toma uma atitude deste tipo, deve pensar em você e não na interpretação que a outra pessoa faz disso, e sim no porquê da sua ação. Se é realmente o melhor para você, avance.

Ele pode ficar confuso e só seguir em frente.
Para os narcisistas que acham que são melhores do que todo mundo, ser bloqueado pode ser muito confuso. Ele pode achar que você está fora de si por não querê-lo na sua vida ou não ter a mínima ideia do que aconteceu para você querer cortar o contato.

Para muitas pessoas pode até parecer uma atitude infantil, mas bloquear pode sim ser uma forma efetiva de ajudar no processo de superação de um término . Para Fernanda, a atitude não é imatura, mas hoje em dia ela faria diferente.

Você verá um tique ao lado das mensagens enviadas para um contato que bloqueou seu número, mas nunca verá os dois tiques que indicam que a mensagem foi entregue. Você não consegue fazer chamadas no WhatsApp para esse contato.

Bloquear alguém é o mesmo que remover contato? Ao bloquear uma pessoa, ela perde o acesso às suas informações do WhatsApp e também não consegue mais interagir com você pelo app. Já ao remover o contato, você apenas o apaga da sua agenda do celular, ou seja, exclui o número que foi adicionado.

Qualquer um há de concordar que ser rejeitado por alguém machuca, fere muito. Porém, é preciso conseguir ver além das primeiras impressões. É preciso aprender a enxergar além daquele momento em que a raiva nos cega e só pensamos no próprio ego, no orgulho ferido, na humilhação e no fracasso.

Quando passamos por alguma situação estressante ou traumática, para proteger nossa saúde mental, nosso cérebro pode lançar esse acontecimento para o inconsciente, causando um bloqueio mental, como um mecanismo de defesa, visando evitar o sofrimento.

E esse bloqueio tem um objetivo: chamar sua atenção, provocação, teste, psicologia reversa e coisas semelhantes. Não é o fim completo de todo e qualquer tipo de contato para sempre! Outrossim, essa atitude de um ex vai ajudar a nortear o melhor caminho para a reconquista.

Por exemplo, se alguém parece estar tentando enganar, fraudar ou fazendo avanços indesejados e não foi receptiva aos sinais de um “não, obrigado”, o bloqueio deve ser usado. Por outro lado, uma pessoa bloqueia a outra nas redes sociais motivada pela autoproteção emocional.

Continuar lendo É infantil bloquear ex?