É inerentemente ambígua?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Dizemos que uma linguagem é inerentemente ambígua quando todas as gramáticas que geram essa linguagem são ambíguas, é o caso de algumas linguagens livre de contexto que só podem ser geradas por gramáticas ambíguas.

As árvores de derivação são representações gráficas para as derivações nas GLC. Através destas, temos representado explicitamente a estrutura hierárquica que está implícita na linguagem.

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

15 sinônimos de ambiguidade para 2 sentidos da palavra ambiguidade: Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Ambiguidade lexical e estrutural
Quando a ambiguidade resulta dos significados das palavras, ela é lexical. Exemplo: Estava perto do banco. (banco da praça ou uma instituição?) Por sua vez, quando a ambiguidade resulta da posição das palavras na oração, ela é estrutural.

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria. Exemplo disso é a palavra “desinchar”, que é derivada de “inchar”.

planta. Uma planta completa possui as seguintes partes: raiz,folha,caule,flor e frutos. Cada uma dessas partes tem uma função. A raiz fixa a planta ao solo retirando deste água e sais minerais.

A árvore de classificação é o resultado de se fazer uma sequência ordenada de perguntas, e as perguntas feitas a cada passo na sequência dependem das respostas às perguntas anteriores. A sequência termina em uma previsão da classe.

Figuras ambíguas são estímulos visuais que podem ser interpretados pelo cérebro de duas ou mais formas diferentes sem que haja qualquer intervenção na imagem inicial.

A relação de CNAEs AMBIGUOS são considerados como PERMITIDOS E IMPEDITIVOS, pois dentro do CNAE existem atividades que são impeditivas e atividades que são permitidas a opção pelo Simples Nacional. Assim, a responsabilidade pela opção passa a ser exclusivamente do contribuinte.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.