E indiquem ou indique?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Indiquem vem do verbo indicar. O mesmo que: apontem, mostrem, orientem, revelem, esbocem, aconselhem, sinalizem, receitem, acusem.

Indicaram vem do verbo indicar. O mesmo que: apontaram, mostraram, orientaram, revelaram, esboçaram, aconselharam, sinalizaram, receitaram, acusaram.

Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.

Designar uma pessoa ou uma coisa; mostrar: indicar alguém com o dedo. Escolher uma pessoa para desempenhar determinada função ou como modelo para algo: indicar um substituto para o cargo; indicou o filho como embaixador.

Daí, a maneira correta de escrever é “Indiquem-me filmes”. A frase "me indiquem filmes" está errada, pois faz a utilização de próclise ao invés de ênclise. A forma correta seria a seguinte "indiquem-me filmes".

1 mostram, apontam, assinalam, designam, indigitam. Exemplo: Olhe pela janela que eles indicam o caminho certo para você.

Mostra através de um sinal ou gesto: 1 mostra, aponta, assinala, designa, indigita.

deviam | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Sinônimo de: iniciou, principiou, abriu, inicializou, encetou, inaugurou, estreou, empeçou, entabulou, estabeleceu, arrancou, empreendeu, encabeçou, introduziu, ...

Exemplos de verbos que indicam ação

  • pensar;
  • dividir;
  • lutar;
  • almoçar;
  • nascer;
  • acreditar.

Tempos do modo indicativo. Os tempos do indicativo são: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e pretérito mais-que-perfeito), futuro (do presente e do pretérito).

O modo indicativo é um dos modos existentes na língua portuguesa, além do modo subjuntivo e modo imperativo. O indicativo se diferencia dos demais por apresentar ações verbais tidas como reais ou verossímeis no fato que se enuncia.

Quando os verbos são antecedidos por advérbios, usamos a próclise. Todavia, se há vírgula depois do advérbio, deve ser usada a ênclise, uma vez que nesse caso o advérbio deixa de atrair o pronome.

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

A ênclise é usada quando a próclise e a mesóclise não forem possíveis: 1) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo. Ex.: Quando eu avisar, silenciem-se todos. 2) Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.