É incorreto afirmar que a Constituição de 1824?
É incorreto afirmar que:a) A constituição de 1824 foi marcada por forte centralização politico-administrativa, tendo como forma. de governo a monarquia hereditária constitucional: a religião católica era adotada como oficial; as.
O que é correto afirmar sobre a Constituição de 1824?
A Constituição de 1824 estabeleceu no Brasil uma monarquia constitucional hereditária e representativa. As províncias não teriam autonomia e seriam governadas por pessoas indicadas pelo imperador. A capital do Império continuou sendo o Rio de Janeiro.
O que é incorreto afirmar sobre a Constituição Federal de 1824?
(MPE-GO adaptado) Sobre a Constituição Federal de 1824, é incorreto afirmar: a) foi a primeira Constituição do Brasil. b) estabeleceu eleições indiretas e censitárias. c) criou o Poder Moderador, abrandando o poder do imperador.
Quais foram os fatos marcantes de 1824?
1824 – Confederação do Equador: revolta dos pernambucanos liderados por Frei Caneca, foi reprimida pelos militares; 1825 – Guerra Cisplatina: conflito que resultou na emancipação dessa região, transformando-a, em 1828, no Uruguai.
O que foi a Constituição de 1824?
A Constituição de 1824 impôs a Monarquia hereditária constitucional, o poder Moderador (que presenteava o imperador com mais poder), o voto censitário, o poder Legislativo era composto de deputados ricos e senadores vitalícios e o Conselho de Estado era nomeado pelo próprio imperador.
Qual era a principal característica da Constituição outorgada em 1824?
A marca mais característica desta Constituição foi a instituição de um quarto poder, o Moderador, ao lado do Executivo, Legislativo e Judiciário. Este quarto poder era exclusivo do monarca e, por ele, o imperador controlava a organização política do Império do Brasil.
Como foi a elaboração da Constituição de 1824?
Constituição de 1824: Contexto histórico
Ela foi criada com o objetivo de atender aos desejos do imperador do Brasil, visto que a proposta elaborada pela Assembleia Constituinte foi negada pela autoridade máxima da época, que era Dom Pedro I.
O que é a Constituição de 1824 determinava em relação à religião?
5º da Constituição de 1824 estabelece, quando muito, uma liberdade religiosa pela metade: “A Religião Católica Apostólica Romana continuará a ser a Religião do Império. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto doméstico, ou particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de Templo”.
Quais são as características da Constituição de 1824 exceto?
O unitarismo, proporcionando ao Poder Executivo uma forte centralização. b. Ter sido outorgada pelo imperador.
Qual é a diferença da Constituição de 1824?
Características gerais. A Constituição de 1824 diferencia-se da atual (1988) por ter sido outorgada (efetivada sem participação popular) e semi-rígida (possibilitava modificações em seu texto).
O que aconteceu no Brasil 1824?
A primeira Constituição brasileira foi outorgada por d. Pedro I em 25 de março de 1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente. Em 1822 d. Pedro convocou uma assembleia constituinte com a tarefa de elaborar uma Constituição para o Brasil.
Quais foram as principais consequências da Constituição de 1824?
A Constituição de 1824 afastou definitivamente as camadas populares do processo político, ao instituir o voto censitário, e limitou a participação das elites, ao instituir o Poder Moderador.
Quais acontecimentos aconteceram após a Constituição de 1824?
A primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824, em um processo que gerou muito atrito entre imperador e parlamentares. O Primeiro Reinado ainda sofreu com os impactos da Guerra da Cisplatina, conflito que resultou na independência do Uruguai, e da Conferência do Equador.
Quais foram os principais pontos da Constituição de 1824?
Resposta verificada por especialistas
A Constituição de 1824 estabeleceu o Poder Moderador, aprovou o voto censitário ( com algumas exceções), instituiu que o Poder Executivo (o de Imperador) seria hereditário e vitalício, entre outras normas.