É impossível passar em Medicina?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

É difícil passar em Medicina ou não? Por conta da concorrência, sim, é um pouco difícil passar em Medicina. As notas de corte costumam ser altas e há muitas pessoas em busca de poucas vagas. Mas isso não quer dizer que esse seja um processo impossível!

Ele lembra que a aprovação requer um investimento a longo prazo pois, em média, são necessários *três anos de estudos* para conseguir passar no vestibular. O início da jornada rumo à aprovação em medicina requer autoconhecimento para desenvolver a disciplina e a resiliência necessárias.

Medicina é um curso difícil de passar, independentemente do processo seletivo escolhido. O candidato que quiser se dar bem vai precisar estudar muito ? muito mesmo!

IV -O estudante de medicina não pode participar de práticas de tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis contra pessoas, ou fornecer meios, instrumentos, substâncias ou conhecimentos para tais fins.

Farmacologia

Farmacologia. É uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina. Além de ser muito importante para a prática médica, se faz necessária para entender os princípios de medicamentos. A farmacologia é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas.

Porém, de forma geral, redação, biologia, química e física costumam valer mais nota para os cursos de Medicina.

Saiba que é possível passar em Medicina de primeira estudando por 6 meses, tempo que não pode ser considerado longo para todo o conhecimento que um vestibular de Medicina exige. Nesse caso, ao iniciar o preparo para a jornada de estudos, é importante criar um planejamento efetivo e ter muita organização e disciplina.

No entanto, este processo seletivo costuma ser bem concorrido, e a nota de corte do Sisu em Medicina costuma ficar entre 770 a 900 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas, vale ressaltar que são poucas as faculdades que registram a nota de corte na faixa dos 770 pontos.

Medicina costuma ser a carreira mais disputada do SiSU. A menor nota de corte de Medicina do SiSU 2023/1 é 767,35. O curso é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos. A maior nota é de 920 pontos, e a menor, 772 pontos.

Passar direto do ensino médio para um curso de medicina não é impossível, mas as estatísticas mostram que apenas uma minoria dos candidatos consegue a aprovação no vestibular na primeira tentativa. Na Universidade de São Paulo, eles representam menos de 10% do total de calouros da medicina na Capital.

16 horas

Desde os primeiros anos de curso, o estudante de Medicina precisa dedicar cerca de 10 a 16 horas de estudos durante o dia. Além da grade curricular extensa, os conteúdos teóricos, as atividades de estágio obrigatório e os projetos de extensão exigem bastante determinação e esforço.

A resposta para essa pergunta é simples e complexa ao mesmo tempo: não há um período padrão para se estudar. Pessoas diferentes têm necessidades e perfis também distintos. Ou seja: para o seu amigo, estudar 8 horas por dia pode ser o suficiente.

Trabalhar e estudar Medicina ao mesmo tempo não é necessariamente impossível. Porém, fica evidente que as dificuldades tendem a ser redobradas, já que o trabalho costuma retirar parte do foco e da energia do aluno. Como consequência, a qualidade da graduação pode ficar comprometida.

Só existem faculdades de medicina públicas, uma pessoa com dificuldades financeiras tem isenção de propinas, tem direito a bolsa de estudo proporcional às suas carências e a residência universitária gratuita. Pode também procurar mecenas como o Rotary Club.

A maioria dos cursos da área da Saúde não envolvem matemática. A Medicina é um deles e, apesar do aluno precisar lidar com números para passar no vestibular, durante o curso o foco dos estudos é outro.

A área da medicina que ganha mais é a Neurocirurgia, seguida da Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Mastologia, Auditoria Médica, Anestesiologia, Dermatologia, Hematologia e Oncologia.

Uma forma de saber quanto ganha um médico no Brasil é considerando o piso salarial médico determinado pela Fenam, o qual, para 2022, foi fixado em R$ 17.742,78 para 20 horas semanais. O valor estabelecido pela entidade por cada consulta foi de R$ 217,89.

Estudar sozinho para Medicina pode parecer difícil, mas há diversas ferramentas que irão te ajudar na preparação para o ENEM!
...
Estude de forma ativa

  1. Praticar seu conhecimento em simulados;
  2. Responder questões diariamente;
  3. Criar e responder flashcards;
  4. Ou ensinar os colegas que não entenderam um assunto ou uma questão.

Universidade de São Paulo

A melhor faculdade de Medicina do Brasil, segundo a RUF, é a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o primeiro lugar entre as instituições de ensino público e privado.

Com base nas edições mais recentes, vimos que a menor nota de corte para entrar no curso de Medicina ficou em 760 pontos. A maior ficou em quase 900 pontos!