É importante o casal dormir juntos?

Perguntado por: lagostinho4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A sintonia do casal vai além do que se pode imaginar! Estudos revelam que casais que dormem juntos podem ter uma melhor qualidade do sono. Dormir acompanhado aumenta a fase REM, o estágio mais profundo do sono, o que traz inúmeros benefícios à saúde.

Estudos comprovam que dormir ao lado da pessoa que se ama promove calma, maior relaxamento e sensação de proteção. Quando seu parceiro ou parceira disser que dorme melhor quando está ao seu lado saiba que essa constatação não é apenas uma forma de carinho ou mesmo uma declaração de amor.

Dormir de conchinha é considerada uma das artes mais praticadas pelos casais apaixonados. Faz a pessoa se sentir confortável, acolhida e muito segura. A sensação é que ambas os corpos estão muito próximos e a união causa um bem estar inexplicável, ainda mais nesse friozinho que tá fazendo durante a noite.

O que pode ser isso? A qualidade do sono reflete no bem estar do período de vigília. Lesões intra-cranianas por trauma, acidentes vasculares, doenças associadas e doenças neurológicas podem ter como um dos sinais a sonolência, entre as quais a narcolepsia. É imperiosa a avaliação e exames para o tratamento direcionado.

Para a psicóloga Marina Avelino, a falta do beijo pode ser um sinalizador no relacionamento, se for investigado um pouco sobre a vivência do relacionamento, pois cada relacionamento tem sua forma de demonstração de afeto, sendo o beijo um deles.

Dentro do seu quarto só deve ter você e o cônjuge, por isso Deus nos ensinou a deixar pai e mãe para se unir a uma mulher (Gênesis 2:24). Não podemos levar para dentro do quarto os problemas e lutas que vivenciamos no dia a dia.

Se você costuma dormir de costas para o seu parceiro ou parceira e deixa espaço entre vocês, relaxe. Você não está sozinho. Um estudo sobre as posições de sono mais comuns entre casais revelou que a posição de dormir de costas sem tocar o outro, chamada "liberdade", é a mais popular entre os casais, com 27%.

Além de acabar com o humor de ambos, ir para a cama com raiva cria entre o casal um padrão nada saudável de cada vez menos oportunidades para a intimidade sexual. A falta de momentos íntimos e de cumplicidade entre marido e mulher geram ansiedade e frustração, prejudicando a autoestima dos dois.

A razão, segundo os pesquisadores, é porque, ao dormir com alguém, a pessoa se sente mais segura e o corpo não vê a necessidade de produzir tal hormônio, ao mesmo tempo, também estimula a produção de ocitocina (o mesmo hormônio liberado durante o sexo), que combate inflamações e ajuda o bom funcionamento do sistema ...

6. Abraçados. Quando um deita no peito do outro e o casal dorme abraçado pode ser sinal de comprometimento e carinho. Embora essa posição seja muito comum no início dos relacionamentos, ela indica entrosamento entre os dois.

O abraço. Esta posição é a mais adotada pelos recém-casados e no princípio de uma relação. Significado na relação: apesar de poder ser bastante incomodativo, dormir cara a cara com o companheiro, abraçados e com as pernas entrelaçadas, significa que se trata de uma relação muito próxima e muito romântica.

Fique de olho em tudo que ele diz.
As coisas que fala podem indicar que ele a está traindo. Algumas coisas a se observar: Se a elogiava o tempo inteiro e não faz mais isso, ele pode estar pensando em outra pessoa. Se era quieto e na dele, mas agora a elogia toda hora, ele pode estar tentando compensando a traição.

Ser surpreendido. Não há coisa de que eles gostem mais do que uma mulher que seja capaz de tomar iniciativa de vez em quando. Para eles, você tomar a decisão de alguma situação é muitas vezes um alívio e faz com que você pareça mais atraente. Surpreenda-o ao chegar do trabalho ou então no lugar que ele menos esperar.

Quando o casal dorme de costas, mas mantém contato durante a noite, tende a significar um certo amadurecimento emocional, em que os dois sabem respeitar a liberdade de cada um. Segundo a pesquisa, 42% dos casais dormem de costas um para o outro, 31% permanecem virados para o mesmo lado e só 4% ficam de rosto colado.

Um relacionamento compatível com pouca química pode ficar chato rapidamente enquanto um relacionamento pouco compatível com muita química pode resultar em atitudes tóxicas. É comum que duas pessoas incompatíveis caíam em um ciclo flagelação emocional, alternando entre períodos de amor e ódio.

A prática do namorar sem beijar já é conhecida dentro do meio cristão e é conhecida como 'namoro de corte' . Não costuma ser uma regra nas igrejas e nem é uma imposição, mas há casais que preferem se relacionar assim.