É higiênico se depilar?

Perguntado por: aresende2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Segundo o Guia Prático de Condutas: Higiene Genital Feminina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a depilação é um hábito de higiene, que impede o corpo de acumular fungos e bactérias causadoras de infecções, mau cheiro e irritação.

Reprodução - Foto: Assessoria Diversas artistas nacionais e internacionais já mostraram que abandonaram a depilação e passaram a deixar à mostra os pelos não só na axila como também em outras partes do corpo.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Depilar é como esfoliar
O acúmulo de células mortas e sujeira na pele pode causar acne, manchas e ressecamento. É por isso que esfoliamos, para remover tudo. Com a depilação, tudo isso é removido para você, como parte do processo. O resultado é que a área encerada fica lisa, radiante, limpa e fresca.

Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável.

Não está documentada a relação direta entre a ausência de pelos púbicos e um maior risco de infeções sexualmente transmissíveis. Depilar ou não a zona íntima é uma opção da mulher.

A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética. Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal.

Como acabar com os pelos da virilha tem três alternativas no mercado: a fotodepilação, a eletrólise e o laser. Na fotodepilação os pelos voltam a crescer cerca de 6 meses depois. A eletrólise é um tratamento longo e doloroso. Já o laser pode entregar a depilação efetiva.

Além da vantagem estética e da melhora da autoestima, a depilação também elimina a coceira que surge depois da retirada dos pelos com lâmina, evita o acúmulo de suor, a umidade e a proliferação das bactérias, reduz a ocorrência de foliculite (aqueles indesejáveis e doloridos pelos encravados) e produz um resultado ...

Os primeiros indícios da depilação são do Egito Antigo. Nessa época as mulheres usavam argila, sândalo e mel, dando origem à técnica de depilação com cera egípcia.

Chamamos de epilação a retirada dos pelos por meio de cera quente ou fria, laser, pinça, máquina depilatória, entre outros. Já na depilação, somente a parte do pelo que está na superfície da pele é removida. Portanto, é natural que no primeiro processo os pelos levem mais tempo para crescer novamente.

Manter os pelos pode evitar exposição a fungos e bactérias. Todas as mulheres nascem com pelos. Apesar disso, atualmente, pode ser chocante ver que alguma delas não está depilada, especialmente em regiões íntimas. O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino.

4. Os pelos passam a crescer mais finos. Principalmente pelo fato de arrancar os fios pela raiz, a cera passa a enfraquecer os pelos não apenas adiando o seu crescimento e diminuindo a quantidade, mas também deixando os fios cada vez mais finos.

A especialista explica que a pinça ou a linha são as melhores opções porque tiram da raiz e oferecem menos riscos de machucar a região do que as ceras. O cuidado com a depilação da face deve ser, sobretudo, com a exposição ao sol.

Os pelos podem engrossar independentemente do método depilatório utilizado. A única exceção é o laser. No entanto, existe a impressão de que os pelos engrossam com o uso da gilete. Depois de usar a lâmina por muito tempo, tudo bem passar a fazer com cera ou laser?

Raspar as pernas com lâmina encrava os pelos e deixa a pele irritada, causando marcas e cicatrizes. Para evitar esse problema, faça uma esfoliação corporal duas vezes por semana para soltar o pelo que está preso na pele.

Em geral, recomendamos depilar a cada dois a três dias se você deseja uma depilação limpa; três a cinco dias se deseja apenas estilizar ou aparar; se deseja deixar os pelos crescer, basta parar de depilar. A velocidade do crescimento também depende da área do corpo.

Métodos indicados para a depilação perianal

  1. Creme depilatório. O creme depilatório, assim como a lâmina, é um método de depilação superficial do pelo. ...
  2. Cera. A depilação a cera é o procedimento mais indicado pelos dermatologistas para a depilação perianal. ...
  3. Laser e Fotodepilação.

Existe uma idade ideal? Como as meninas, normalmente, entram na puberdade por entre os 10 e 12 anos, essa talvez seria a idade “ideal”, ou, no mínimo, a mais comum para que elas comecem a se depilar.

A resposta é: pode depilar tudo sim, mas tome cuidado com sua pele.

A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens.