É guioza ou gyoza?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Nem pastel, nem ravioli: é guioza. Ou gyoza, seguindo a grafia japonesa… No norte da China, onde esse bolinho surgiu há 1.800 anos, ele foi batizado de jiaozi e é particularmente apreciado no Ano-Novo Lunar, embora seja consumido todos os meses por lá e, hoje em dia, mundo afora também.

As Guiozas/Giozas/Gyozas são a versão Japonesa dos Potstickers chineses (nome dado aos Jiaozi parcialmente fritos e cozinhados a vapor – traduzido para português Potsticker significa Grudado ao wok). Ambos são dumplings recheados, o método de confeção é igual e são praticamente a mesma coisa.

Gyoza

O Gyoza é um pastel feito com farinha de trigo e tradicionalmente recheado com carne de porco e verduras. Originário da China, difundiu-se na culinária de toda a Ásia em especial no Japão para onde foi levado ao final da segunda guerra mundial. Hoje é um dos pratos mais comuns da culinária moderna japonesa.

Onigiri: Como Preparar o Bolinho de Arroz Japonês.

Vinhos rosés, por sua leveza e frescor, são ideais para harmonizar com o Guioza.

Gyoza é uma preparação levada ao Japão da China, foi enraizado na culinária tradicional e está presente no cotidiano. É comumente servido com ramen (lámen japonês), além de ser ótimo acompanhamento para comer com bebidas alcoólicas.

O Guioza é um pastelzinho inventado pelos chineses, mas também muito consumido pelos japoneses.

Prato típico da culinária chinesa, a guioza é feita de recheio de carne moída ou de legumes que vai dentro de uma massa fina, selada pelas extremidades (exatamente como um pastel), e que é, enfim, cozida ou frita.

R$ 20,90 /un.

Mandu é o nome coreano para um prato muito popular, conhecido também como gyoza (guioza, nome japonês), ou jiaozi (nome chinês). O brasileiro o conhece como um pastelzinho oriental, recheado com carne ou legumes.

Você provavelmente os conhece como “Hashi” ou simplesmente “pauzinhos”, pois, devido à influência do Japão na nossa cultura a denominação trazida pelos japoneses é mais comum por aqui. Hoje abordaremos o tema a partir da nomenclatura chinesa e aprenderemos como utilizar os Kuàizi corretamente.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Chamado kuai-tzu, o hashi é um pauzinho feito de madeira, que substitui os talheres (comumente usados no ocidente) nas refeições orientais. Antigamente, ele era utilizado como um suporte para grelhar carnes na brasa.

Estima-se que a população nipo-brasileira (ou nikkei) no Brasil chega a 1.400.000 pessoas, que corresponde a 52,7% dos imigrantes nikkeis fora do Japão, segundo dados de 2007!, o que faz do contingente brasileiro o maior de todos os países com a presença dos japoneses e seus descendentes, excetuando o próprio Japão.

Hot roll

Hot roll. Queridinho por muitos, o hot roll é um sushi empanado e frito, tendo sido inventado há alguns anos nos Estados Unidos. O recheio leva tradicionalmente cream cheese, vegetais ou frutos do mar, além de opções com molho tarê e elementos agridoce.