É grave bactéria na urina?

Perguntado por: idias9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Uma vez dentro da bexiga, a urina é eliminada através da uretra. As bactérias na bexiga provocam a infecção, que poderá chegar até os rins e se espalhar por todo o corpo se não for tratada de forma adequada. A doença bacteriana pode atingir pessoas de todas as idades e sexos.

Os seus sintomas são:

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

Bacteriúria significa presença de bactérias na urina. A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária.

Nitrofurantoína. A nitrofurantoína é um agente antibacteriano recomendado no tratamento de infecções de urina agudas e crônicas, presente em farmácias e drogarias de forma acessível e com baixo custo, na apresentação de cápsulas de 100 mg.

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Bactérias podem sobreviver por mais de mil dias sem alimento, revela experimento. Que as bactérias são capazes de sobreviver e prosperar nos mais diferentes ambientes já não é novidade. Mas agora, segundo um novo estudo, descobrimos que muitas delas podem sobreviver sem alimento por mais de 1.000 dias.

Quando a infecção urinária atinge os rins (pielonefrite) pode ocorrer uma quadro grave com necessidade de internação hospitalar. Portanto, o tratamento depende da gravidade da doença. – Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas.

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina: pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal.

Beba água – o líquido ajuda a expulsar as bactérias da bexiga. Beba pelo menos 1,5 litro por dia. Escolha a calcinha certa – evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor. Prefira calcinhas de algodão, que mantêm a região mais seca, ao contrário das feitas de material sintético.

Chá de camomila:
A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem ajudar a aliviar o desconforto associado à infecção urinária. Beber chá de camomila pode proporcionar alívio temporário dos sintomas.

Portanto, caso não haja melhora dos sintomas de pielonefrite com o antibiótico, o paciente deverá procurar atendimento médico rapidamente. Se for constatada alguma complicação da pielonefrite, deverá ser internado para observação e para receber antibióticos na veia.

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.