É feio a noiva entrar sozinha?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Se a noiva não concorda com a ideia de ser “entregue”, ou apenas se sente mais confortável caminhando sozinha até o altar, ela deve fazer como se sentir melhor.

1 – O noivo não deve ver a noiva antes da cerimônia.
Este é um dos mais antigos rituais de casamento e que toda noiva segue a risca. Esta tradição vem da época que os casamentos eram acertados pelas famílias e o homem não podia ver a futura esposa para evitar que se arrependesse no último minuto.

Nesses casos, se o pai não fizer parte da vida da noiva, ela pode escolher outra figura paterna, como o padrasto, um tio querido ou um avô, por exemplo. Da mesma forma, a noiva pode escolher também entrar com um irmão.

A segunda tradição é de que o noivo não pode ver a noiva com o vestido antes da cerimônia. Isso surgiu pois os casamentos mais antigos eram arranjados, e assim, evitava-se que o noivo fugisse da sua obrigação ao ver a noiva antes do tempo.

Roupa do casamento
A noiva e sua família pagam o vestido, o dia da noiva e os acessórios. Um detalhe que também dá muita confusão, são as roupas das daminhas. Os vestidos delas e dos pajens são pagos pela noiva. Se os pais das crianças quiserem pagar, tudo bem, mas a tradição é que este item seja pago pela noiva.

Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.

O mais tradicional é que a noiva seja levada até o altar pelo pai.

Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família. Mãe da noiva ou pai do noivo entram juntos representando a união de duas famílias.

Existe a crença de que o noivo não pode ver a noiva vestida, antes do casamento. Se isso acontecer, atrairá má sorte para a união. Essa crença iniciou-se há muito tempo atrás, na época em que os casamentos eram arranjados pelos pais, com intenções de manter-se a tradição familiar. Os noivos se casavam sem se conhecer.

A Bíblia compara o amor de Deus com o amor de um homem por sua noiva. A igreja é a noiva de Cristo, amada e protegida por ele. Como noiva, a igreja está comprometida com Cristo e deve ser fiel a ele. O casamento é o grande dia da noiva, quando ela se junta ao noivo.

O que não fazer no dia do casamento?

  • ALIMENTAÇÃO. Sabemos que no dia as emoções estão à flor da pele e todo o tempo é dedicado a preparação da maquiagem, cabelo e tudo mais. ...
  • MONTAGEM. ...
  • MUDANÇAS DE ÚLTIMA HORA. ...
  • NERVOSISMO. ...
  • DEIXAR O GRANDE DIA SUBIR A CABEÇA. ...
  • RECEPÇÃO. ...
  • FESTA.

O pai da noiva paga as despesas do casamento
Já não há obrigatoriedade do pai arcar com as despesas do casamento da filha, ao menos que ele possa e queira assumir estas despesas. Hoje em dia, muitos pais, tanto da noiva quanto a do noivo, ajudam voluntariamente com os preparativos e gastos, mas isso não é uma regra.

A família da noiva passou a pagar o dote diretamente à família do noivo – primeiramente, para cobrir os custos do casamento, mais tarde, esse pagamento se transformou cada vez mais numa fonte de renda. Os pagamentos do dote são, muitas vezes, um enorme fardo para a família da noiva.

Noiva e Pai. O braço que ligará a noiva ao seu pai deve ser o esquerdo, e ambos devem caminhar lentamente até o começo do altar. Nesse momento, ela espera o noivo ir buscá-la.

A lingerie é a última peça que deve ser escolhida para compor o look da noiva. Para acertar, é necessário procurar um modelo que seja confortável e não saia do lugar durante o uso – além de ter uma sensualidade para depois da festa. Quem se sente mais segura com sutiã precisa escolher um modelo que tenha tamanho certo.