É falta de educação não deixar comida no prato?

Perguntado por: naguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Por mais que você esteja com muita fome, encher o prato com muita comida vai contra as regras de etiqueta à mesa. Além disso, deixar comida no prato pode ser considerado falta de educação. Desta forma, coloque uma quantidade menor de comida no prato e, se necessário, sirva-se novamente depois.

Na Tailândia e na China, “limpar o prato” pode ser considerado má educação! Por lá, comer toda a comida servida por seu anfitrião pode significar que você ainda está com fome e causar a impressão de que ele não preparou a quantidade adequada de comida para recebê-lo.

tailandesa

Deixar comida no prato – Tailândia.
Segundo o professor de culinária tailandesa e blogueiro do site The High Heel Gourmet, tirando coisas como ossos, você sempre deve limpar o prato.

Deixar sobras no prato
Ninguém é obrigado a comer toda a comida servida, mas também não é de bom tom deixar muita comida no prato, pois pode indicar que ela não estava tão saborosa.

Um dos principais perigos de jogar restos de comida na pia é atrair insetos e outras pragas para o escritório. Acontece que alimentos acumulados no encanamento podem gerar cheiros, que se tornam atrativos aos bichos. Além de infestar o local, isso ainda pode comprometer a segurança e bem-estar dos funcionários.

“Melhor não experimentar, tenho certeza que está delicioso e que eu não serei capaz de parar” Essa tática é para recusar o famoso “só um pedacinho” ou “só uma mordida”. É uma maneira educada de dizer “obrigado, mas não, obrigado”, tornando claro que você não está interessado em abusar da comida e sair da sua dieta.

A recusa alimentar é um comportamento típico da primeira infância, caracterizado por comportamentos como: fazer birras, demorar a comer, tentar negociar o alimento que será consumido, levantar da mesa durante a refeição e beliscar ao longo do dia.

O bocejo leva a má fama de ser um sinal de falta de educação, de preguiça ou de desinteresse, mas não é bem assim. Como ele é um reflexo, não temos controle de como e quando bocejamos. Portanto, da próxima vez que algum colega seu bocejar no meio de uma longa reunião, lembre-se que ele não tem culpa disso.

A regra de etiqueta diz que somente depois de TODOS terminarem suas refeições é que os garçons podem retirar os pratos da mesa. Regras de etiqueta a servem para fazer com a que a convivência entre as pessoas seja mais tranquila e fácil. Elas devem ser sempre observadas porque fazem sentido.

MESA POSTA: 4 ERROS PARA NÃO COMETER

  1. 1 – TOALHA DE MESA + JOGO AMERICANO.
  2. 2 – ARRANJOS NA ALTURA DOS OLHOS.
  3. 3 – PORTA GUARDANAPO NO GUARDANAPO DE PAPEL.
  4. 4 – POSIÇÃO DOS TALHERES INVERTIDA.

feijoada

Pratos típicos mais consumidos
A feijoada foi a mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil (13%).

Arroz e feijão são bem comuns em quase toda a América latina, exceto (antigamente, pelo menos) na Argentina e no Uruguai. O Chile também consome pouco.

Apoiar os cotovelos na mesa é considerado falta de educação por potenciar a adoção de uma postura incorreta (deselegante e desrespeitosa) à mesa. Por outro lado, ao colocar os cotovelos na mesa, as costelas comprimirão o estômago dificultando a digestão dada a incorreção da postura adotada.

Não é mito. Como disse o Maurício Kataoka deixar a louça suja durante a noite permite que uma série de "convivas" se alimentem desses restos enquanto durmimos, o que não é muito salutar para nós. Além disso, se deixares o restos de comida durante a noite, eles vão secar agarrados ao prato, tacho, etc.

O que colocar embaixo da pia? Aproveite bem o espaço embaixo da sua pia, pois ali podem ser guardados itens como panelas, tampas de panelas, escorredor, assadeiras e formas. Ainda há espaço nas gavetas para guardar os talheres, utensílios maiores e panos de prato.

Caixas e cestos de plástico ou metal podem ser usados para setorizar os itens guardados embaixo da pia. Você pode guardar artigos de limpeza, panos, luvas, sacos plásticos, detergentes, esponjas e outros do tipo dentro desses compartimentos.