É fácil passar em Biomedicina?

Perguntado por: amoura6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Passar em Biomedicina não é fácil. No fim, as notas de corte não costumam ser menores de 700. Ainda mais, quando isso acontece não costumam ser muito mais baixas. As notas mudam todos os anos.

O que se estuda em Biomedicina são conteúdos ideais para quem é fã de biologia. Afinal, a cada semestre os assuntos vão sendo aprofundados nessa área. Há também algumas disciplinas de matemática, mas os cálculos não são complexos, então não precisa entrar em desespero!

Mesmo o foco sendo em Biologia, Física e Química, a sua nota final na prova também vai ter os pontos tirados nas outras áreas de conhecimento. Ou seja, estude e revise as matérias de Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática assim como você vai fazer com as disciplinas de biológicas.

O que se estuda em Biomedicina são conteúdos ideais para quem é fã de biologia. Afinal, a cada semestre os assuntos vão sendo aprofundados nessa área. Há também algumas disciplinas de matemática, mas os cálculos não são complexos, então não precisa entrar em desespero!

Neste caso, disciplinas como Química, Biologia e Física, que compõem as Ciências Biológicas, no geral, costumam ter um peso maior no Enem, por isso, essas matérias devem ser priorizadas no seu cronograma de estudos.

Se está em dúvida sobre qual área da Biomedicina ganha mais, saiba que as atividades de Reprodução Assistida apresentam um dos maiores salários médios do mercado, com um valor de R$ 5.270,00*. Esse setor faz parte da Biomedicina Embriologista. ?

Confira 4 motivos para optar por esse curso superior!

  1. Diversas áreas de atuação. O mais legal da Biomedicina é a ampla possibilidade de atuação que ela oferece ao profissional, visto que dá para atuar com: ...
  2. Salários atrativos. ...
  3. Área em expansão. ...
  4. Possibilidade de atuar na docência.

A principal diferença entre Biomedicina e Enfermagem é que, enquanto a Biomedicina está mais voltada para o diagnóstico e o tratamento de doenças por meio de análises laboratoriais e pesquisas científicas, a Enfermagem tem um enfoque mais direto no cuidado com o paciente, atuando em diferentes áreas da saúde para ...

O Teste Vocacional para Biomedicina foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner. O teste tem como objetivo relacionar o perfil do usuário, indicado pelo questionário, a habilidades requisitadas aos profissionais da área de Biomedicina.

Enquanto Farmácia foca em medicamentos, cosméticos e outros produtos, Biomedicina foca nas análises laboratoriais. Por fim, essa é a diferença entre elas. E é complicado dizer qual é o mais difícil, pois isso pode variar para cada pessoa e o nível de conhecimento de cada um, ou aptidão para uma área ou outra.

O curso de Biomedicina apresenta nota de corte média de 739.47 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, considerando a menor nota de corte de 699.92 pontos e a maior nota de corte de 793.87 pontos.

400 pontos no Enem dá para qual curso?

  • Engenharia Sanitária e Ambiental – 399,98 pontos. Um dos cursos mais atuais e importantes na área de Engenharia, a Sanitária e Ambiental, obteve nota de corte de 399,98 pontos no Sisu 2021. ...
  • Letras – Língua Portuguesa – 400,99 pontos. ...
  • Ciências Biológicas – 417,07 pontos.

Visto que, a maioria dos estudantes de biomedicina entrou no curso logo após o término do Ensino Médio (Perfil do Estudante de Biomedicina), podemos concluir que eles são jovens, na casa dos 20 anos, ou menos. Então, pessoas com mais idade são menos comuns de se encontrar na biomedicina.

Em geral, o aluno que fará a avaliação deve focar mais nas Ciências Biológicas. Ou seja, são matérias que incluem Biologia e Física e todos os seus tópicos mais importantes. As duas disciplinas, do mesmo modo, possuem grande valor para essa faculdade.

O biomédico deve ser metódico, curioso, saber inglês para ler e escrever pesquisas científicas e ter grande capacidade de trabalhar em equipe. Isso porque sua atividade envolve trabalhar com profissionais de outras áreas, como médicos, farmacêuticos, biólogos e bioquímicos, entre outros.

Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa. Isso porque pode haver desistência dos candidatos que são aprovados na primeira chamada, e quem opta por ficar na lista de espera continua concorrendo nas posteriores.

Onde atua um Biomédico? Os biomédicos podem atuar em análises e emissões de laudos de exames em centros hospitalares, clínicas médicas e laboratórios. Ainda sobre laboratórios, existe a possibilidade do profissional abrir o seu próprio laboratório após a atuação em outros laboratórios particulares/públicos.

Vamos lá!

  1. Crie um cronograma de estudos focado em seu objetivo. ...
  2. Defina uma rotina de estudos que priorize as suas dificuldades. ...
  3. Tenha um foco maior nas Ciências Biológicas. ...
  4. Faça simulados e provas antigas. ...
  5. Inscreva-se em diferentes formas de ingresso. ...
  6. Pesquise por faculdades com notas de corte mais baixas.