É fácil ganhar bolsa do Prouni?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Foto: Adobe Stock.

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.

O programa possui muitas vantagens, a começar pela bolsa de estudo que pode variar de 50% a 100%. A desvantagem do ProUni é não oferecer duas opções de cursos. Então, você deve usar a bolsa no curso que tem certeza que deseja. É apenas uma única chance, então, pense bem a respeito.

Abra a solicitação, informando os principais motivos que o(a) levarem a reprovação, pelo portal Requerimento/ ProUni: Reconsideração da bolsa. Sua requisição será analisada e você poderá acompanhar por meio do seu Portal do Aluno.

Como consultar a situação da bolsa Prouni

  1. Acesse o site ou o aplicativo do Prouni. ...
  2. Use o CPF ou o número da inscrição do Enem. ...
  3. Insira a senha cadastrada no primeiro acesso. ...
  4. Conferir os resultados. ...
  5. Acompanhar o andamento da lista de espera. ...
  6. Consultar a nota de corte. ...
  7. Modificar as opções de curso. ...
  8. Confirmar seus dados.

Quem não fez a última edição do Enem; Participantes do Enem com nota abaixo de 450 pontos; Estudantes de escola particular – a única exceção é para estudantes de escolas privadas que são bolsistas integrais.

2 - Reprovação em mais de 25% das disciplinas por semestre
Caso ele tenha uma taxa de reprovação maior que isso, os professores responsáveis pelas reprovações e o coordenador do Prouni analisarão se o aluno perderá a bolsa de estudos.

Quem tem bolsa do ProUni pode reprovar? Quem tem bolsa do ProUni precisa de aprovação mínima em 75% das disciplinas de cada período/semestre do curso, podendo reprovar em 25% delas. A instituição não pode cobrar nenhuma taxa para que o estudante faça novamente a matéria.

É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda.

Letras (Português/Inglês): entre 500 e 735 pontos. Logística: entre 455 e 660 pontos. Marketing: entre 455 e 700 pontos. Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos.

Há limite de renda no FIES, mas é maior que o do ProUni. As inscrições para o FIES abrem sempre depois do ProUni, no final de fevereiro ou começo de março e em julho, no site fies.mec.gov.br. O FIES também é aberto para estudantes que já estão no ensino superior.

É importante ressaltar que o Prouni oferece bolsas gratuitas, enquanto o Fies é um financiamento com juros baixos e até zero, a depender da renda do estudante. Então, a escolha é pessoal. Você deve levar em consideração as regras de cada programa e seus objetivos pessoais.

É bom ressaltar de que existe uma diferença fundamental aqui: enquanto no ProUni, o estudante recebe uma bolsa de estudos, no FIES o incentivo é um financiamento com condições favoráveis, onde o estudante só paga o valor referente aos juros do financiamento, em boletos trimestrais.

Assim, aos que para os que ganharem a bolsa integral, as mensalidades saem totalmente de graça. O estudante não precisa desembolsar um centavo sequer. Para quem ganha a bolsa parcial, o ProUni cobre metade do valor das mensalidades. O aluno deve arcar com a outra metade.

É possível fazer duas faculdades particulares ao mesmo tempo? Aqui o terreno é livre. Mesmo que o estudante tenha algum benefício, como o ProUni ou o FIES, ele pode optar por um segundo curso de graduação em faculdade privada à vontade – desde que não utilize os programas do governo para isso.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece este ano 95.694 bolsas de estudos integrais para que estudantes de baixa renda possam fazer um curso superior sem custo algum. Outras 60.722 bolsas são parciais, com 50% do valor da mensalidade custeado.

Para garantir as bolsas integrais ou parciais do ProUni é preciso ter participado da última edição em questão do Enem tendo um bom desempenho, já que é preciso ter obtido média mínima de 450 pontos.