É fácil furar o tímpano?

Perguntado por: alima . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea - que fica no ouvido interno.

O uso de cotonetes pode oferecer diversos problemas para saúde auditiva. Entre eles infecções, que podem variar, sendo leves ou graves e lesões na membrana timpânica, que perfuram os tímpanos e necessitam de cirurgia para correção”, explica o otorrinolaringologista Flávio Santos.

O meato acústico externo é o canal que se estende do pavilhão auricular até a membrana timpânica, com 2 ou 3 cm de extensão.

O tímpano perfurado geralmente pode se curar sozinho. Entretanto, ele também pode apresentar algumas complicações que exigem um pouco mais de dedicação para que o problema não se agrave. Como sabemos, a informação é a melhor prevenção para evitar problemas.

A perfuração do tímpano por uma lesão causa dor súbita e intensa, às vezes seguida de sangramento no ouvido, perda de audição e barulho no ouvido (acufeno. O zumbido é um sintoma e não uma doença específica.

Em casos de perfurações menores, pode levar de algumas semanas a dois meses para se curar. Nesses casos, pode ser necessário usar um tampão para melhorar a cicatrização do tímpano e manter a região limpa. Caso o tímpano não tenha cicatrizado em dois meses, o médico deve ser procurado novamente.

As pequenas perfurações do tímpano geralmente voltam ao normal em algumas semanas, mas pode demorar até 2 meses para que a membrana consiga se regenerar completamente.

As causas mais comuns da perfuração do tímpano são as infecções de ouvido, uso de cotonetes ou outros materiais para coçar ou limpar os ouvidos, traumas locais (acidentes, agressões) e pós- cirurgias de ouvido.

Nesse período o médico pode indicar também o uso de alguns medicamentos para evitar infecções como antibióticos – os mais comuns são neomicina ou polimixina com corticoides, amoxicilina, clavulanato e cloranfenicol. Se o rompimento foi grave, pode ser necessária uma cirurgia para reconstruir o tímpano.

Claro que muitas vezes, coçar o ouvido é algo normal e não significa que existe algum problema de saúde. Mas quando isso se torna frequente e vem acompanhado por outros sintomas, é preciso se certificar de que a causa não seja algo mais sério que, inclusive, possa precisar de medicação.

O ouvido humano suporta ruídos de até 70 decibéis. Acima disso a pessoa corre o risco de ter seu aparelho auditivo lesionado - próximo aos 140 decibéis pode ocorrer a ruptura do tímpano.

Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno.

Dessa forma, o ideal é que se evite o uso de gotas otológicas em pacientes com suspeita de perfuração otológica, porém pacientes com supuração auricular crônica podem se beneficiar do uso de quinolona tópica.

Mas… quais os principais sintomas do tímpano perfurado?

  • dor intensa e repentina;
  • coceira;
  • zumbido;
  • febre;
  • vertigens;
  • sangramento pelo ouvido;
  • diminuição ou perda da audição;
  • secreção amarela (quando está infeccionado).

Uma das causas do sangramento no ouvido pode ser a perfuração do tímpano. O tímpano é um importante estrutura que separa o ouvido interno do ouvido externo. A perfuração do tímpano pode ocorrer por diversos motivos e é extremamente perigoso pois se não tratado pode levar a perda de audição permanente.

— É um desvio temporário do limiar auditivo, ou seja, uma perda de audição reversível. Em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Mas atenção: a lavagem de ouvido só deve ser indicada e realizada por um médico otorrinolaringologista. Tentar fazer esse procedimento em casa pode causar ferimentos, infecções e até mesmo perfuração no tímpano.