É Extubar ou Desentubar?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

verbo transitivo direto [Medicina] Tirar o tubo inserido em uma cavidade; desentubar um paciente cujo tubo foi inserido artificialmente em um de seus canais ou cavidades, geralmente por razões de saúde: extubar um paciente. Etimologia (origem da palavra extubar).

Apesar de o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registrar apenas a forma entubado, outros dicionários registram também o verbo intubar, ou seja, o particípio intubado também é aceito, sendo principalmente usado na medicina.

desentubado Desentubado vem do verbo desentubar. O mesmo que: extubado. [Medicina] Fazer a retirada do tubo que foi inserido artificialmente... desventurado adj.

Ocorre quando o paciente obtém aprovação no TRE, mesmo conectado ao ventilador. Sucesso de extubação. É assim considerado em casos de paciente que tem a prótese endolaríngea retirada (extubação) após passar no TRE e não é reintubado nas próximas 48 horas.

O tempo médio entre a internação na UTI e a entubação foi de 0,00+1,90.

O paciente que tem a prótese endolaríngea retirada (extubado) após passar no TRE e não é reintubado nas próximas 48 horas é considerado como sucesso no procedimento.

Muitas vezes o risco de se desmamar precocemente e optar por extubar o paciente, pode levar a um risco de nova intubação. Esta, geralmente é mais difícil do que a primeira, visto que é uma situação com menos controle e expõe o paciente a mais riscos.

verbo transitivo direto [Medicina] Tirar o tubo inserido em uma cavidade; desentubar um paciente cujo tubo foi inserido artificialmente em um de seus canais ou cavidades, geralmente por razões de saúde: extubar um paciente.

Sedação e analgesia é uma prática comum em terapia intensiva, especialmente com pacientes submetidos à ventilação mecânica (VM), para assegurar o conforto, promover o alívio da dor e da ansiedade causados pelos procedimentos invasivos.

Deve o médico extubar o seu paciente, pois esse ato pode gerar complicações e exigir tratamento medicamentoso ou re-entubação imediata.

Extubação é a retirada do tubo endotraqueal, isto é, da via aérea artificial. Dependendo do tempo que o paciente permanece fora da ventilação mecânica, fala-se em sucesso (>48 horas) ou fracasso (<48 horas) na extubação.

Atualizado em: 24/03/2022. De acordo com o dicionário Michaellis, o correto é entubar. Na área médica, entubar é o ato de colocar uma sonda em uma cavidade do paciente, como a traqueia ou o esôfago, para auxiliar na respiração ou na alimentação direta no estômago.

A entubação é usada em pacientes em casos graves, seja por Covid-19 ou qualquer outra doença que comprometa os pulmões, fazendo com que o paciente tenha um quadro de insuficiência respiratória, isso quer dizer, quando a pessoa perde a capacidade respirar sozinha ou outras situações em que se precise proteger as vias ...

Retirar durante pelo menos uma hora por dia a sedação do paciente que está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) reduz os casos de infecção e pneumonia. Consequentemente, a técnica – chamada de despertar diário – é capaz de diminuir tanto o tempo de internação do doente quanto o risco de morte.

Passada a operação vêm a observação e o processo de extubação (retirada do tubo de oxigênio da traqueia), o qual ele vai passar paulatinamente, o que provoca essa agitação dele”, disse o médico.

Coma induzido
O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação. Estruturalmente o cérebro dele continua intacto”, afirma o especialista. Existem situações em que o coma induzido também é um recurso utilizado no tratamento do traumatismo.

Para cuidados de enfermagem com paciente em ventilação mecânica e que será extubado, é preciso higienização das mãos, higiene bucal com antisséptico, aspiração da cavidade oral e traqueal precedida por ausculta pulmonar, verificação do posicionamento da sonda gástrica e jejum pré- extubação, elevação da cabeceira do ...

Portanto, há casos em que o paciente pode escutar, sim, as vozes dos familiares. A grande questão é saber se o paciente entende o que lhe dizem. Em casos de sedação ou coma superficial é bem provável que o paciente seja capaz de compreender algumas coisas e reconhecer a voz da família.

Estudos científicos apontam que pacientes em coma induzido, devido à intubação, ao ouvirem gravações de familiares, apresentam recuperação mais rápida. Mesmo sedados, eles podem produzir respostas fisiológicas, como alterações na respiração e expressões faciais.

Os pacientes intubados são mantidos inconscientes e estão em sono profundo (coma induzido) principalmente para tornar o processo mais confortável e evitar que o tubo seja removido, o que poderia causar graves lesões na via aérea.

O desmame é a retirada gradual ou abrupta do suporte ventilatório mecânico. Já a extubação é a retirada do tubo endotraqueal.

Continuar lendo O que é Desentubar?