É exemplo de efeito estocástico?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como o nome indica os efeitos estocásticos são aqueles que ocorrem de uma forma estatística. O câncer é um exemplo, se uma grande população é exposta a uma quantidade significativa de uma substância cancerígena, como a radiação, então é esperada uma elevada incidência de câncer.

Efeitos hereditários:
São resultados de danos em células de órgãos reprodutores e atingem os descendentes da pessoa que sofreu a irradiação. Eles incluem as mutações celulares. Os efeitos somáticos classificam-se em imediatos e tardios.

Determinísticos: taxas são constantes. População cresce em um ambiente constante. Estocásticos: taxas são médias e possuem variância. Ambiente pode ser variável.

Os diferentes tipos de radiação são classificados em ionizante e não ionizante. A radiação ionizante tem energia suficiente para remover um elétron de um átomo e, assim, produzir íons. Já a radiação não ionizante apenas eleva a temperatura e causa agitação das moléculas, mas não altera a estrutura do material.

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

Radiação ionizante é toda forma de radiação que carrega energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Ela pode ser produzida de forma natural ou artificial, bem como pode ter natureza eletromagnética ou corpuscular, ou seja, ser formada por partículas como elétrons, núcleos atômicos etc.

Os 3 princípios fundamentais da radioproteção são justificação, otimização e limitação.

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Os efeitos radioinduzidos podem receber denominações em função do valor da dose e forma de resposta, em função do tempo de manifestação e do nível orgânico atingido. Em função da dose e forma de resposta, são classificados em estocásticos e reações do tecido (antigo efeitos determinísticos).

Os efeitos estocásticos são aqueles em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar.

O que é o Estocástico? A palavra “estocástico” tem o sentido de um processo aleatório, que acontece a partir de probabilidades. Fica do lado contrário do determinismo matemático e físico, em que as fórmulas permitem ter certeza quanto às causas e resultados.

O que é estocástico? Na teoria das probabilidades, um processo estocástico é um conjunto de variáveis aleatórias que representa o desenvolvimento de um sistema de valores com o tempo. Em outras palavras, é a contraparte probabilística de um processo determinístico.