É errado usar preto?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Não existe mulher que fique mal de preto. A princípio, não há nada de errado com “pretinho básico”. Mas a cor é associada ao luto e, por isso, acaba sendo imprópria para um momento de alegria.

4. Preto: uma questão cultural. Geralmente, não existe nenhum problema em usar preto nos casamentos - sempre e quando se trate de uma peça elegante e pouco excêntrica. No entanto, podem existir noivos que não se sentem cómodos com a ideia, pelo que é sempre recomendável perguntar ao casal se esta cor lhes importuna.

Evite o terno preto
Não é proibido, mas o azul escuro e outras gamas mais claras deste tom se tornam mais aconselháveis. Também o cinza e o bege em suas diferentes vertentes, dependendo do estilo, local e horário do casamento.

Preto básico
Além de ser uma ótima escolha para dias em que não deu tempo de escolher o look com muita antecedência, roupas nesse tom conseguem se adaptar a qualquer ocasião e clima. Para incrementar o look, aposte nos acessórios, penteados e calçados.

Bege, branco, creme, canela, marrom, chumbo, cinza, marfim e preto são os tons mais em alta e que são os mais aconselhados para se usar em um batismo, pois eles são praticamente um coringa, combinam com qualquer outra cor e trazem uma sensação de paz tranquilidade e delicadeza tudo que um batizado.

Preto nas produções do dia a dia
É fato que a cor preto absorve mais calor do sol, mas para que você não sofra tanto com as temperaturas, o ideal é optar sempre por tecidos mais finos e fresquinhos como a seda, algodão, linho e por aí vai.

Camisetas, calças, blazers e saias pretas, por exemplo, são opções curingas para serem utilizadas no dia a dia. O vestido longo preto também está na lista e é a aposta certa para deixar o look feminino ainda mais elegante.

Sobre a cor não existe regra, fique tranquila. O preto é muito bem-vindo quando acompanhado por um belo tecido e um bom caimento. Se achar que a produção ficou muito escura, vale dar uma pitada de cor com os acessórios.

Dizem que o vestido preto era um sinal de luto (não como dizem de brincadeira, que casou morreu, não, rs). É que na Idade Média, durante o Feudalismo, os trabalhadores eram conhecidos como Vassalos, que trabalhavam em um regime escravo. Sendo assim, as noivas vestiam-se de preto em sinônimo de protesto.

E vestido preto, pode? Se o casamento for no final da tarde, o pretinho básico, embora não seja a escolha ideal, pode sim entrar em cena, desde que você não seja madrinha e que o modelo e o tecido sejam adequados. Para casamentos na parte da manhã, evite o preto, pois acaba pesando.

Já deve ter visto muitas convidadas de vermelho e, quem sabe, já não optou por um vestido desta cor, mas a verdade é que o protocolo de casamento a proíbe.

CNJ proíbe calções, bermudas, bonés e minissaias em todos os tribunais.

Casualidade tem limite no casamento civil. Nada de jeans, bermuda e por aí vai. Se a noiva estiver usando um vestido informal, a roupa para noivo casamento civil pode ser uma calça de sarja com camisa social de manga longa. Ou se estiver frio, uma calça com camisa social e blazer ajustado.

Não sinta que precisa seguir nenhuma regra. Se você não gosta de branco, escolha o azul – se quiser usar shorts jeans e um blazer, escolha.

Quanto ao uso de cores, não há unanimidade nos Terreiros. Há Casas que pedem para que os umbandistas evitem usar preto e até vermelho em dias de Giras de Direita, reservando estas cores apenas para as Giras de Esquerda. Mas isso varia de Terreiro para Terreiro. Na dúvida, consulte sempre seu Pai ou Mãe de Santo.

a cor preta atrai as energias negativas. quem frequenta quem é de terreiro sabe disso. tem essas regras quem vai em terreiro. não roupa comportada sim roupa clara sim.

Continuar lendo Porque o preto é preto?